Notícias

Médico já fez 32 mil cirurgias gratuitas para crianças com lábio leporino voltarem a sorrir

medico labio leporino

Nos últimos vinte anos, um cirurgião plástico reconhecido internacionalmente e sua equipe realizaram cerca de 32 mil cirurgias gratuitas de lábio leporino (ou fenda palatina), trazendo um lindo sorriso para milhares de crianças ao redor do mundo.



Desde que perdeu o pai, aos 13 anos, o Dr. Subodh Kumar Singh assumiu como propósito e missão de vida ajudar outras pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza – como ele mesmo viveu quando era criança.

“Meu pai Gyan Singh e minha mãe Giriraj Kumari (ela morreu no ano passado) me ensinaram a servir aos pobres e a viver com ética. Sinto que Deus me fez um cirurgião plástico e não um empresário para servir a uma causa divina”, afirmou Subodh.

Na adolescência, chegou a passar fome enquanto batalhava para permanecer na escola e entrar na faculdade. Foram mais de dez anos estudando, e outros tantos se especializanddo até Subodh se tornar um cirurgião de sucesso, referência em operações de reconstrução para crianças carentes, inclusive cirurgias reparativas de queimadura.


Da infância pobre ao reconhecimento

“Junto com meus irmãos mais velhos, eu vendia sabonetes caseiros e muitas vezes ficava insultado quando ofereciam para saldar nossas dívidas”, lembrou ele.Tudo começou a mudar em 1982, quando seus irmãos ajudaram Subodh a pagar a taxa de inscrição para o vestibular na Universidade Banaras Hindu.

Seis anos depois, ele obteve um MBBS (um diploma internacional de medicina equivalente a um MD nos Estados Unidos). O mestrado veio em 1991 e o mestrado em cirurgia plástica em 1994.

Com cada vez mais credibilidade e reconhecimento na área, o Dr. Subodh fundou o GS Memorial Plastic Surgery Hospital em memória de seu pai em 2001. O hospital realiza cirurgias plásticas reconstrutivas de última geração para pacientes necessitados a um custo bem mais acessível.


Logo, também fez parceria com a Smile Train, uma instituição de caridade que oferece cirurgia corretiva para crianças com fissura labiopalatina. “Desde 2008/09, realizamos anualmente mais de 4 mil cirurgias de fissura gratuitas sob esta iniciativa”, disse o cirurgião.

Possibilitando o sorriso de crianças

De 2001 pra cá, mais de trinta mil cirurgias de correção de fenda palatina foram realizadas, todas gratuitamente e sob a liderança de Subodh. “Em cada criança fissurada que veio até mim, eu visualizei aquele pequeno Subodh, que perdeu o pai quando tinha apenas 13 anos”, desabafa. O médico e seu time de cirurgiões também realizaram 6 mil cirurgias extensas de queimaduras gratuitas.

Em 2015, a National Geographic produziu um documentário reconhecendo os esforços de Subodh e sua clínica: batizado de “Burned Girl”, o longa ganhou prêmios internacionais por detalhar a vida de Ragini, de 9 anos, cujas queimaduras na infância foram tratadas cirurgicamente pelo cirurgião.


Mãe faz apelo a sequestrador do seu filho: “Não se irrite com o choro dele”

Artigo Anterior

Irmãos que até pouco tempo vendiam legumes na estrada vão à escola pela 1ª vez

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.