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Meditação e síndrome do pensamento acelerado (spa):

MEDITAÇÃO E SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO capa e dentr

Atualmente inúmeras pessoas se identificam com sintomas da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). De todos os textos que já escrevi, o texto sobre este tema foi disparado o que mais despertou interesse, identificação, comentários e compartilhamentos entre as pessoas.



Em um mundo com ritmo acelerado, rapidez e excesso de informações, uso também excessivo de celular e redes sociais (excesso de estimulação) e ansiedade por pressões vindas de todos os lados, fica difícil não se sentir agitado, estressado e ansioso.

Dentre os sintomas da SPA podemos destacar: Dificuldade para acalmar os pensamentos, apreensão, acordar cansado, dificuldade para relaxar, desacelerar, sono alterado, memória e concentração prejudicadas, esgotamento/cansaço mental e físico e etc.

A meditação mindfulness tem sido de fundamental importância para melhora destes sintomas. Ela tem sido usada como tratamento coadjuvante para diversos transtornos e males.


Alguns psicólogos já estão separando uma parte da sessão de terapia para meditar com seus pacientes (clientes) e ensinar a desacelerar. Cabe ao paciente também incluir a meditação na sua rotina e separar ao menos alguns minutos do dia para realizá-la.

Os benefícios da meditação são inúmeros. Se compararmos um grupo que faz apenas psicoterapia e outro que faz psicoterapia mais meditação ou yoga, podemos perceber a enorme diferença nos resultados.


Alguns benefícios da meditação são:


MEDITAÇÃO E SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO foto 02

Diminuição da pressão sanguínea;

Redução de estresse e ansiedade;

Aumento de satisfação e melhora desempenho no ambiente de trabalho;


Aumento da produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;

Diminuição de insônia e depressão;

Diminuição de qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;

Melhora e fortalecimento do sistema imunológico e sistema nervoso;


Aumento da estabilidade emocional;

Aumento da criatividade;

Aumento da alegria, bem estar e autoestima;

Desenvolvimento da intuição;


Ganho de mais clareza e paz na mente;

Os problemas se tornam pequenos;

Melhora na criatividade, inteligência e memória.

Muitas vezes não podemos evitar acontecimentos estressantes, mas podemos controlar nossa forma de reagir a eles.


E não se esqueçam: Necessário e urgente se faz desacelerar! Vamos reduzir também o tempo que gastamos em facebook, whatsapp dentre outros meios de comunicação. O excesso de tempo que gastamos nestes meios, sem dúvida aumentam nossos níveis de estresse e ansiedade.

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