Meditação no trabalho: confira os benefícios dessa prática

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A meditação no espaço corporativo nos auxilia na redução do estresse e da frustração, além de aumentar o foco, a empatia, a energia e a produtividade.



O local de trabalho, muitas vezes, pode nos levar a intenso estresse, ansiedade e esgotamento mental, mais conhecido como a síndrome de Burnout. No entanto, ele também pode ser um lugar ideal para praticarmos a atenção plena e a meditação.

A meditação no espaço corporativo nos auxilia na redução do estresse e da frustração, além de aumentar o foco, a empatia, a energia e a produtividade. Não é nenhuma surpresa que grande parte das empresas esteja se voltando para essa prática devido ao impacto financeiro impressionante que o estresse, Burnout, a ansiedade e a saúde mental precária podem causar nos negócios.

Saiba como a meditação no ambiente laboral poderá trazer mais felicidade, saúde e produtividade:

1. Redução do estresse: aprendemos a reagir com calma, ponderação e empatia, quando confrontados com o estresse e os desafios diários, que podem ser particularmente valiosos no local de trabalho.



2. Aumento do foco e da produtividade: quando concentramos a nossa atenção na respiração, neutralizamos o estado da mente, permitindo alívio e tranquilidade. Com a mente tranquila, conseguimos focar a atenção no que é preciso e produzir melhor. Quanto mais focados estivermos, mais produtivos seremos.


3. Trabalho em equipe: a meditação tem efeito positivo para os colaboradores como um todo pois, por meio dela, é possível exercitar compaixão, empatia e clareza mental.

Dicas para meditação no ambiente corporativo

Talvez você esteja se perguntando como seguir com a meditação e obter todos esses benefícios, não é mesmo? Aqui vão alguns passos básicos para começar:


  • Programe um tempinho para meditar. Se puder, tente meditar todos os dias, no mesmo horário. Aposte em alguns minutos no comecinho do dia, dessa forma, se você tiver um imprevisto, conseguirá resolvê-lo sem que isso afete a sua prática.
  • Encontre um lugar tranquilo: uma sala de reunião vazia, uma varanda ou um terraço, uma salinha vaga ou um parque próximo. Não importa o local, desde que haja o mínimo de distrações. Falando em distrações, feche os aplicativos de e-mail e desative todas as notificações. Daqui a pouco, você os ativará novamente.
  • Sente-se confortavelmente em um banco, canga, zafu ou até mesmo no chão. Lembre-se de deixar a sua coluna ereta para que a sua respiração flua livremente.
  • Foque e mantenha sua atenção na respiração, sem forçar, simplesmente, sinta o ar entrando e saindo pelas narinas. Os pensamentos virão, e é normal que eles venham. Volte a atenção para a sua respiração.

Onde encontrar meditações para dar um up na vida profissional?

Existem inúmeros aplicativos disponíveis na App Store e Google Play para baixar agora mesmo e começar a sua jornada meditativa. Uns gratuitos, outros pagos. Há bibliotecas de conteúdo para meditação que podem ajudar a desenvolver atenção plena (mindfulness), aperfeiçoar o foco e aproveitar todo o seu potencial mental no local de trabalho, além de liberar o estresse.

Além disso, existem muitos temas para meditar e obter os benefícios da meditação, de acordo com o que você busca.

 

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