Meditar pode ser mais fácil do que você imagina!

Apesar de todos os benefícios que a meditação traz, ela ainda não é uma prática comum a todos. Muitos acham que é difícil de se concentrar, não tem tempo e nem paciência para tentar.

O fato é que não é preciso ser um “expert” em meditação para se obter os benefícios da mesma e de uma forma prazerosa ao mesmo tempo. Você pode começar com alguns minutos por dia e ir evoluindo no seu tempo.

Algumas opções de meditação

Meditação guiada

No Youtube é possível encontrar meditações guiadas e não muito extensas. São muito boas para iniciantes, até que se possa pegar o jeito e fazer sozinho.


Meditação Mindfullness

Consiste basicamente em a pessoa controlar e harmonizar a sua respiração de forma cadenciada e, ao mesmo tempo, prestar atenção plena ao momento presente. O foco não é esvaziar a mente, e sim, estar atento no que está acontecendo agora, estar em estado de presença.


Foco na respiração

Para iniciantes, também é uma forma fácil para se começar. O objetivo é estar completamente atento à respiração, respeitando os ciclos de inspiração, expiração e pausas.

Um exemplo é a respiração “HA” (7 tempos), onde a pessoa inspira contando até 7, segura o ar contando até 7, solta contando até 7 e fica sem respirar contando até 7. Esse tipo de respiração acessa níveis mais profundos, promovendo limpeza no inconsciente e relaxamento. Para iniciantes, é indicado começar com um ciclo de tempo menor, em 4 tempos, por exemplo.


O importante é começar

Existe muitas formas de fazer meditação e algumas são mais avançadas. Mas para quem não pratica ou quer começar, essas são algumas possibilidades.

Vá em frente, teste alguma dessas formas ou outras que queira. Meditar é altamente benéfico e nos traz de volta ao eixo, acalma. É possível trabalhar inúmeras coisas através dela como: desordens do sono, irritabilidade, ansiedade, compulsão alimentar. Libera o fluxo da criatividade e nos alinha para estarmos mais em conexão com o Divino e abertos a acessar respostas para diversas questões.

Seja qual for o caso, você só tem a ganhar



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: iakovenko / 123RF Imagens



Deixe seu comentário