Mensagem de ReflexãoProsperidadeSucesso

Medo do fracasso ou medo do sucesso?

Tive uma cliente muito talentosa que ganhou vários prêmios e promoções em sua área de atuação, até que foi convidada a ocupar um novo cargo com a promessa de que, caso conseguisse um bom desempenho durante o ano, seria alçada a um cargo internacional, de bastante prestígio e muito bem remunerado. Para surpresa de todos, ela não aceitou, argumentando que as novas responsabilidades e pressões lhe tirariam o prazer que sentia com o trabalho atual.


Durante as primeiras rodadas de EFT esta cliente informou que o sentimento que tinha era o medo de fracassar, de não conseguir atingir o desempenho que esperavam dela. Com a continuação do tratamento e a remoção do lixo emocional mais superficial, vieram à tona os sentimentos mais profundos. Na verdade seu verdadeiro medo não era o de fracassar, mas o de ter sucesso! Acreditava ser mais fácil ficar onde estava do que administrar uma carreira internacional. Então foram surgindo novas emoções, como o medo da inveja dos amigos e o medo da perda do afeto deles. Aprofundando mais as rodadas, descobrimos que na verdade ela era uma pessoa muito competitiva e com certa carga de inveja, e estava simplesmente se espelhando nos amigos.

É muito comum que o medo de vencer seja encoberto pelo medo de fracassar. Pessoas fracassadas são muito mais numerosas do que pessoas de sucesso e atraem pena e solidariedade; não inveja, desafeto e amigos por interesse. Esta cliente compreendeu seu processo emocional e limpamos todas as crenças e emoções relacionadas a este medo – que remontavam à sua infância. Ela aceitou o cargo, está se saindo muito bem e não teme mais a promoção internacional, pelo contrário, vem se empenhando para conquistá-la!
Por Patrícia Donban Machado

Emoção é pensamento energizado

Artigo Anterior

Cure-se recontando a sua história

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.