Notícias

Medo nos olhos: crianças são levadas para abrigos antiaéreos na Ucrânia

Medo nos olhos criancas sao levadas para abrigos antiaereos na Ucrania

Ninguém esperava ter de ver cenas assim na Europa novamente. No entanto, elas são reais – e atuais. Crianças de escolas primárias na Ucrânia têm convivido com uma nova e triste realidade. Devido ao clima que já estava tenso, elas passaram a ter dois exercícios anuais sobre o que fazer em caso de ataque aéreo. Em fila, elas são levadas para abrigos subterrâneos e se sentam com os braços em volta dos joelhos, se preparando para o pior. Na última quarta-feira, as escolas primárias realizaram exercícios de emergência, devido ao início, de fato, dos ataques. As imagens são da BBC.

Como algumas crianças são pequenas demais para subir nas bordas do abrigo sozinhas, algumas tiveram de ser içadas por adultos. Em vez de focar em desenhos, letras e números, os alunos, ainda nos primeiros anos de vida, têm sido obrigados a aprender lições sobre coletes à prova de balas e bombas. Eles também praticaram exercícios de evacuação de locais e primeiros socorros que, segundo o especialista em defesa Oleksandr Shevchuk, ajudariam a evitar que “crianças se machucassem ou, Deus me livre, morressem”

“Nós os deixamos experimentar nossos uniformes, coletes à prova de balas e capacetes. Mostramos a eles como os itens explosivos podem ser, para que eles possam ficar cientes das situações que podem acontecer com eles”, explicou ele.

Em várias cidades da Ucrânia, estações de metrô estão sendo transformadas em abrigos para ataques antiaéreos, enquanto se preparam para a violência.

criancas sao levadas para abrigos antiaereos na Ucrania 2

Direitos autorais: Reprodução/BBC

criancas sao levadas para abrigos antiaereos na Ucrania1

Direitos autorais: Reprodução/BBC

0 %