Comportamento

Melhores amigos construíram a própria minicidade para se aposentar e envelhecer juntos!

capa site Melhores amigos construiram sua propria mini cidade para se aposentar e envelhecer juntos
Comente!

Quatro casais decidiram construir uma comunidade de pequenas casas próximas umas das outras com o objetivo de passar a velhice juntos.

O envelhecimento é um processo que causa certo receio na maioria da população mundial, mesmo que seja uma etapa da vida esperada por todos. A simples ideia de perder a vitalidade ou de ser excluído pela sociedade causa medo e nos coloca para pensar sobre que tipo de existência queremos quando chegarmos a essa fase.

Pensamentos como abandono, solidão e até mesmo adoecimento costumam deixar qualquer um com o pé atrás quando o assunto é velhice. Será que vamos ter nossos familiares ao nosso lado? Será que teremos saúde, disposição e vontade de continuar realizando objetivos? As perguntas são infinitas e dependem do contexto dos indivíduos, já que isso influencia diretamente nos interesses e anseios de cada um.

Quatro casais decidiram reunir suas dúvidas em relação ao envelhecimento, optando por passar o máximo de tempo que pudessem juntos. Comprando um terreno às margens do rio Llano, perto de Austin (Texas/EUA), os amigos de mais de duas décadas contrataram um arquiteto que pudesse corporificar o sonho que tinham: morar juntos na velhice.

A estratégia que criaram foi de ingressar no chamado movimento tiny house, pequenas construções que se adaptam à limitação de espaço e que pregam o minimalismo: quatro casas de pouco mais de 30 m², num terreno de 140 m². Eles deram o nome para a pequena comunidade de Bestie Row ou Llano Exit Strategy (Estratégia de Saída Llano).

2 Melhores amigos construiram sua propria mini cidade para se aposentar e envelhecer juntos

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @jodizipp

Mas a construção não serviu apenas para deixá-los mais próximos, eles decidiram fazer daquilo um estilo de vida, servindo como uma válvula de escape da vida urbana que levavam na capital do Texas. Com a reconexão com a natureza, a necessidade de consciência ambiental, enquanto minimizam a pegada de carbono, as casas acabaram chamando a atenção do público.

Cada casa possui uma cama de casal, banheiro, sala e cozinha, com paredes recheadas com estantes de livros e pequenas entradas para cabides. O acabamento rústico faz com que o espaço tenha um ar mais minimalista, tornando real o que inicialmente estava apenas na cabeça de cada um deles.

3 Melhores amigos construiram sua propria mini cidade para se aposentar e envelhecer juntos

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Bestie Row

De acordo com reportagem do Daily Mail, Fred Zipp, um dos oito idealizadores de Bestie Row, explicou que o terreno não era tão atrativo quando compraram, mas sabiam que aquele seria o espaço que se tornaria deles. O lugar tinha uma magia que nenhum dos membros consegue explicar, mas era extremamente árido, por isso exige dos amigos comprometimento com o meio ambiente.

A preservação da água virou prioridade para os casais enquanto estavam construindo as casas, por isso todas possuem coberturas que captam a água da chuva. Todos se esforçam muito para que a vegetação nativa consiga reviver, fazendo com que árvores e gramíneas ressurjam, melhorando o solo e o ambiente.

4 Melhores amigos construiram sua propria mini cidade para se aposentar e envelhecer juntos

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Bestie Row

O arquiteto contratado pelos amigos construiu também uma cabana comum entre as casas, que inclui uma grande cozinha comunitária com uma geladeira de grandes dimensões, sala de jantar, sala de estar e quarto de hóspedes com beliches para os convidados, transformando o terreno em uma espécie de minicidade. Mas os amigos explicam que ainda não estão preparados para se aposentar, e fizeram do local um espaço de refúgio durante as férias e feriados.

5 Melhores amigos construiram sua propria mini cidade para se aposentar e envelhecer juntos

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @jodizipp

Enquanto não estão no local, os amigos alugam as casas, e não são poucas as pessoas que se interessam pelo espaço, pelo entretenimento e pelo estilo de vida. Cada casinha possui vista para o rio Llano. Além da bela vista, as pessoas têm a possibilidade de encontrar animais variados, como lebres, linces, veados e muitos tipos de pássaros. Os amigos explicam que quanto mais tempo passam no local, mais conexão criam com o ambiente.

Comente!

Tem muita gente adoecendo com uma aliança no dedo

Artigo Anterior

Só 10% das pessoas conseguem encontrar a falha na ilustração. Você é uma delas?

Próximo artigo