Memória seletiva: a maior aliada da saúde mental e emocional

A memória seletiva é uma das maiores aliadas, quando se trata de preservar nossa saúde mental e emocional.

Vivemos muitas coisas, todos dias, e se não criarmos um filtro para estabelecer quais delas merecem atenção e quais é melhor deixarmos de lado, nunca conseguiremos aproveitar a vida da maneira certa.



Temos o hábito de dar atenção demais a tudo que acontece conosco, desde um imprevisto no dia até uma palavra errada que uma pessoa nos disse. Ficamos martelando em nossas cabeças tudo aquilo que não aconteceu conforme planejamos, todos os olhares, conversas e encontros, gastamos muito tempo pensando no que aconteceu e em como as coisas poderiam ter sido e quase não paramos para simplesmente apreciar a vida.

Diariamente vivermos situações complicadas, mas é a forma como reagimos a elas que define o quão bom será o nosso dia. Sempre haverá pessoas nos criticando, promessas quebradas e imprevistos no meio do caminho, mas isso não pode ocupar nossas mentes e nos privar de enxergar o que realmente merece atenção.

Algumas coisas são difíceis de tirar da mente, especialmente quando se trata de decepções com pessoas importantes, mas se não aprendermos a desenvolver a memória seletiva, sofreremos eternamente por coisas que não são tão importantes assim.


Quando preenchemos nossa memória com coisas negativas, não sobra espaço para o que realmente vale a pena e é por isso que vivemos cada mais insatisfeitos e infelizes.

Precisamos aprender a eliminar das nossas mentes tudo aquilo que não nos agrega. Sabe aquelas palavras negativas que você ouviu de um amigo ou familiar? Aquela ofensa que o abalou? Aquela atitude ruim de alguém que interferiu diretamente na sua vida? Nada disso lhe fará bem ou servirá a algum propósito, então, deixe para lá, curta a sua vida e preencha-se sempre de sentimentos positivos.

A memória seletiva pode ser desenvolvida. Assim como você esquece detalhes de sua vida que não fazem a menor diferença em sua realidade atual, também pode desenvolver a habilidade de deixar de fora de seu coração e mente as pessoas e coisas que não lhe acrescentam em nada.

Comece hoje mesmo a praticar a memória seletiva, você verá o quanto a vida fluirá com mais facilidade e quantas coisas boas entrarão em seu caminho.

A felicidade começa primeiro em nossa mente, e quando a nutrimos com coisas positivas, tudo o que é bom encontra um caminho e chega até nós.



Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: rido/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.