Pessoas inspiradoras

Menina de 8 anos faz sucesso ao recriar retratos de mulheres inspiradoras

capa Menina de 8 anos faz sucesso ao recriar retratos de mulheres inspiradoras
Comente!

A ideia surgiu quando a pequena vivenciou situações de racismo.

Com apenas 8 anos, a pequena Clara Larchete, de São Paulo (SP), vem se destacando nas redes sociais por publicar fotos fazendo releituras de várias mulheres inspiradoras. Frida Kahlo, Michele Obama, Marielle Franco foram algumas das homenageadas pela menina e sua mãe Daiane Braz, de 38 anos.

Daiane contou à Maria Claire que pensou em como ensinar sua filha, uma menina negra, sobre o amor-próprio ao descobrir que Clara estava passando por episódios de racismo na escola. Como contou a mãe, Clara começou a se preocupar muito com a roupa que vestia para estudar, algo que não a preocupava antes. Mas que um dia, quando foi trocá-la, a menina começou a chorar. Daiane então disse que a interrogou e só lhe permitiria sair se lhe contasse tudo o que estava acontecendo. A menina começou a falar que um menino de sua sala dizia que ela era feia, seu cabelo era feio e a roupa que ela estava usando também era feia.

Segundo a revista, Clara também contou sua experiência com o racismo. A menina disse que sua mãe sempre gostou de lhe fazer penteados, e que havia uma colega muito parecida com ela na escola. Clara disse que, quando ia para a escola com o cabelo preso daquele jeito, sua colega dizia que parecia um monte de lixo. A menina contou para a professora, que chamou sua colega para conversar. Clara afirma que, depois disso, sua colega nunca mais a tratou daquele jeito.

Daiane encontrou um jeito para falar sobre amor-próprio para a filha, e por meio de homenagens a mulheres negras, a mãe criou uma forma de ensinar a pequena Clara a ter orgulho de suas raízes. A ideia inicial veio de um trabalho da escola, em que a criança teve de fazer uma releitura das obras de Tarsila do Amaral. Daiane decidiu mostrar para a filha outras referências, logo as duas começaram a produzir diversas fotos de mulheres negras que fizeram — e fazem — história no mundo, em diversas áreas. Todos os resultados são divulgados no Instagram de Clara, que já soma 31,6 mil seguidores.

Daiane ainda contou que percebeu que essa era uma forma de ensinar à filha a história de mulheres negras. O processo acontece da seguinte maneira: primeiro, ela faz a pesquisa, depois conversa com a pequena para lhe transmitir o conhecimento, mas Daiane ressalta que é um resumo, porque Clara tem apenas 8 anos e sabe que algumas coisas ela não conseguirá gravar, porém a menina entende que aquela homenageada tem história.

Em julho de 2020, as duas iniciaram o projeto, mas foi em 2021 que alcançou grande visibilidade na internet. Ainda como revelou à Maria Claire, até mesmo Daiane está aprendendo com as releituras à medida que mostra para Clara algumas histórias que até então desconhecia. A mãe explica que pega somente histórias reais e muito importantes, que se tornam uma inspiração de resistência para Clara.

Clara e Daiane desejam continuar fazendo as fotos com o intuito de inspirar outras meninas negras a se amarem. Clara conta que, com o projeto, aprendeu que independentemente de qualquer coisa, todos são bonitos e podemos ser o que quisermos. A menina também conta que entendeu que existem várias mulheres negras que lutaram pelos seus sonhos e mostraram que não podem desistir, mesmo diante das dificuldades.

A seguir, confira algumas releituras feitas por Clara e sua mãe Daiane!

Essa foi a primeira releitura que ela fez. Tarsila do Amaral foi uma pintora, desenhista, tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil.

2 Menina de 8 anos faz sucesso ao recriar retratos de mulheres inspiradoras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @clarinha_larchete

Oprah Winfrey é uma apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana.

3 Menina de 8 anos faz sucesso ao recriar retratos de mulheres inspiradoras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @clarinha_larchete

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, ou Frida Kahlo, foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e na cultura popular do seu país.

4 Menina de 8 anos faz sucesso ao recriar retratos de mulheres inspiradoras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @clarinha_larchete

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira.

5 Menina de 8 anos faz sucesso ao recriar retratos de mulheres inspiradoras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @clarinha_larchete

Comente!

Você é bom de percepção? Somente uma a cada cinco pessoas é capaz de encontrar o erro nesta imagem!

Artigo Anterior

Homem descobre que criança usa a garagem dele para andar de bicicleta, transforma o espaço e viraliza

Próximo artigo