Pessoas inspiradoras

Menina-prodígio de apenas 10 anos ganha bolsa de estudos nos EUA e sonha em ser cientista!

2 capa Menina prodigio de apenas 10 anos ganha bolsa de estudos nos EUA e sonha em ser cientista

Samantha, aluna da sétima série, sempre se destacou muito na escola e agora ganhou uma bolsa para estudar na Northwestern University.



Algumas crianças fogem à regra em seu processo de desenvolvimento, apresentando desde muito cedo alguns sinais de que nasceram para coisas grandes, seja aprendendo funções motoras em tempo recorde ou aprendendo a ler, enquanto outras crianças da mesma idade ainda usam fraldas.

Não se deve enxergar a infância como uma competição, claro que cada um possui um tempo e uma individualidade que precisam ser respeitados. Exigir que as crianças se desenvolvam de maneira igual é o mesmo que pedir que alguém calce um sapato três números menor, não vai caber, vai causar desconforto e será impossível se locomover.

Assim como cada criança tem um tempo próprio para aprender algo, existem alguns casos em que elas são consideradas pequenos prodígios, já que batem recordes com a rapidez no desenvolvimento em algumas áreas. Samantha Pardo Wilches, aluna da sétima série na Comfenalco School City, em Cartagena, na Colômbia, encaixa-se nesse perfil.


Com apenas 10 anos, a menina ganhou uma bolsa para estudar na Northwestern University, nos Estados Unidos, tudo isso porque suas notas são impressionantemente altas, além de apresentar ótimo desempenho escolar.

Em 2019, ela recebeu o prêmio de “Melhor Escritor Infantil”, no 20º Concurso de Escritores do Futuro.

 

Quando soube que havia conquistado a bolsa, explicou ao jornal El Heraldo que sentiu seu sonho se tornando realidade. Isso significa muito para a menina, que se emocionou com a notícia e contagiou todos da sua família, que vibraram com a admirável conquista. Samantha sempre quis estudar em uma universidade estadunidense, e agradeceu à sua atual instituição escolar, que a auxiliou nesse processo de aprendizagem.


2 2 Menina prodigio de apenas 10 anos ganha bolsa de estudos nos EUA e sonha em ser cientista

Direitos autorais: reprodução/Northwestern University.

O pai e empresário Anthony Pardo explica que a filha sempre teve a mente prodigiosa, desde seu nascimento. A mãe e advogada Katherin Wilches revela que a pequena começou a andar aos 6 meses de idade e a falar com apenas 9 meses. Com um ano e meio foi para a escola, onde passou a desenvolver melhor suas habilidades e mostrar seu quociente de inteligência.

Os pais logo perceberam que ela tinha verdadeiros dons – a menina nunca calçava os sapatos ao contrário, mesmo sendo muito pequena, por exemplo. Katherin explica, que quando chegou à segunda série, os professores decidiram adiantá-la para a terceira, mas não foi suficiente, depois a colocaram na quarta série e, em seguida, na quinta.

2 3 Menina prodigio de apenas 10 anos ganha bolsa de estudos nos EUA e sonha em ser cientista

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.


Samantha conquistou a bolsa porque publicou um livro com a premiação de melhor escritora infantil, e desde então muitas instituições mostraram interesse em tê-la no quadro de alunos.

A mãe conta que muitas portas se abriram, do consulado às universidades, em um processo muito bacana de entrevistas virtuais. O pai diz que a bolsa é uma bênção que a filha precisa aproveitar ao máximo.

A menina é considerada muito disciplinada, estudiosa e capaz de realizar inúmeras tarefas ao longo do dia. De segunda a quinta, Samantha acorda às 5h30 e se dedica aos estudos e, quando finaliza seus estudos diários, pode assistir a uma série ou fazer uma leitura até as 20h30. Na escola, ainda tem aulas de violino e patinação.

2 4 Menina prodigio de apenas 10 anos ganha bolsa de estudos nos EUA e sonha em ser cientista

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.


Samantha sonha em se tornar cientista para que, na área da medicina, possa contribuir na busca de uma cura para o câncer, além de encontrar respostas sobre o autismo.

Que incrível!

Comente abaixo o que achou e compartilhe esta história nas suas redes sociais!


Alunos compram Fusca de ex-professor que tinha dívidas e o devolvem a ele. Carro é considerado relíquia!

Artigo Anterior

Sem internet e com livros encontrados no lixo, jovem de 20 anos é aprovado na universidade!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.