Comportamento

Meninas aprendem ainda na escola a cuidar da manutenção básica de carros, na Austrália

A empresa Galmatic já ofertou cursos práticos a mais de 100 mil pessoas, ajudando-as a cuidar de qualquer automóvel.



Hoje em dia, é cada vez mais comum as mulheres ocuparem os mesmos espaços que os homens. Se antes elas nem sequer podiam sair de casa sem a permissão do homem, chefe da família, agora elas vêm mostrando que enfrentam qualquer obstáculo. É muito comum ainda associar algumas atividades ao gênero da pessoa, como se apenas homens entendessem de futebol e apenas mulheres entendessem de costura, por exemplo.

Na Austrália, é comum que se ensine, desde muito cedo, que as mulheres podem exercer as funções que bem entenderem, isso dentro das próprias instituições escolares.

As meninas recebem educação automotiva dentro da escola, onde aprendem como trocar pneu, como verificar se ele precisa de calibragem, como monitorar os níveis de óleo de maneira eficiente e como agir em caso de acidente.


Direitos autorais: reprodução Facebook/Stella Maris College.

Para algumas pessoas, pode parecer uma atitude excessiva, mas a iniciativa tem funcionado. No país, é possível iniciar o seu processo de adquirir a habilitação aos 16 anos, mas é um longo processo, que leva cerca de cinco anos para ser concluído. Cada estado na Austrália possui legislação própria, mas, normalmente, apenas a partir dos 18 anos os jovens podem dirigir sem a presença de um adulto.

Mas isso não significa que as meninas não possam aprender os princípios básicos de como lidar com um carro. Os automóveis fazem parte da rotina de milhões de pessoas, e nada mais natural do que saber lidar com eles.

A Galmatic é uma garagem que oferece palestras, workshops e cursos para todas as pessoas que querem aprender a mexer em um carro, e acabou estendendo a iniciativa para as meninas adolescentes.


A Stella Maris College, escola para garotas, em Manly, ofereceu o curso para suas alunas do 11º ano. Todas aprenderam as funções básicas de um carro, como identificar possíveis problemas, trocar um pneu, checar o óleo, colocar água e diversas outras coisas que fazem com que a vida útil do automóvel seja maior. As aulas, além de serem práticas, também possuem bastante parte teórica, ou seja, elas falam sobre direção defensiva e até como agir, caso sofram um acidente de carro.

Reprodução Facebook/Stella Maris College

Mesmo que as adolescentes, em sua grande maioria, nem sequer dirijam, e as que dirigem só podem fazer isso com a presença de um adulto, saber essas regras básicas pode ajudar em casos extremos e críticos. No futuro, pode garantir autonomia das mulheres sobre os próprios carros, fazendo com que não dependam de um homem para checar funções básicas do veículo, algo que, todos sabem, qualquer pessoa pode fazer.

A Galmatic Garage possui uma equipe de quatro mulheres, e todas falam sobre a importância de ajudar as adolescentes a se sentirem confortáveis ao volante nesses cursos práticos de manutenção de automóveis. Segundo o Daily Mail, a empresa ensina até 100 mil adolescentes por ano nas escolas, mas que não é direcionada apenas para essa faixa etária, pois pode ajudar também pessoas de outras idades.


Segundo elas, o principal objetivo da Galmatic é fazer com que essas meninas saibam calcular os riscos, os valores que empenham em um veículo e não ignorar problemas com o carro, pois isso afeta a própria segurança de quem conduz.

A diretora assistente de bem-estar da escola Stella Maris, Amy Smith, afirma que as alunas acharam o workshop um exercício de muito valor.

O feedback das alunas que passam pelos cursos práticos da Galmatic é sempre positivo, todas explicam que se sentem confortáveis com seus veículos e que as aulas são um apoio para que consigam se virar futuramente, sem depender de outra pessoa. Outras pessoas afirmam que saber tudo sobre um carro faz parte das habilidades básicas das pessoas, junto com cozinhar, costurar e pagar impostos.

O que você acha desta iniciativa?


Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e descubra o que eles acham também!

As 6 plantas mais poderosas para atrair prosperidade e proteção para sua casa!

Artigo Anterior

Jovem humilde passa em Medicina, pede ajuda pagar os custos e recebe 5 vezes mais do que esperava

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.