Notícias

Menino de 2 anos sabe ler, escrever e contar em vários idiomas

Menino de 2 anos sabe ler

Isaiah Anderson tem apenas 2 anos, mas já sabe ler, escrever, contar em inglês, espanhol, francês e resolver problemas matemáticos de multiplicação e subtração.



E agora, o pequeno gênio impressionou sua família ao aprender a contar até 40 em japonês em menos de 24 horas. Orgulhosa, a mãe Jazelle Anderson, 30, do sudoeste de Londres, no Reino Unido, disse ao Mirror que Isaiah tem sido capaz de captar novas informações com uma facilidade extraordinária desde os cinco meses de idade.

“Um dia, Isaiah estava assistindo a um vídeo em meu celular no YouTube, ele rolou até os vídeos na parte inferior e clicou em um vídeo de numeramento em japonês. Ele ouviu uma vez e ficou obcecado. Ele pediu para assistir de novo, então, antes que eu percebesse, ele recitou os números consecutivos”, contou ela, que é professora infantil.

“Soube então que ele gostava de línguas. Por isso, mostrei-lhe um vídeo em espanhol. Seus olhos brilharam, então decidi comprar para ele cards em espanhol; ele absolutamente amou e passou a estudá-los todos os dias.”


“Ele adora que o japonês tenha um padrão. Depois de aprender os números de 1 a 10, ficou muito fácil aprender o resto. Os números japoneses seguem um padrão lógico, com algumas exceções. Então, é uma repetição contínua da mesma palavra para números diferentes. Por exemplo, o número 1 é ‘ichi’ e o número 10 é ‘juu’, portanto, o número 11 seria juu-ichi. É tão legal quando você pega o jeito”, contou.

Jazelle disse que quando Isaiah tinha apenas quatro meses, transformou sua sala de estar em um ambiente de enumeração e alfabetização para que o filho pudesse se beneficiar visualmente. Então, aos 8 meses, ela já lhe fazia perguntas do tipo: “Onde está a letra H? Ou S?”

Incrivelmente, o menino apontava para as letras corretas. Semanas depois, ele as ouvia usando fonética. “Lembro-me de ter rido nervosamente, mas estava tão animada e queria ouvir de novo. Éramos pais pela primeira vez e nos sentimos muito orgulhosos e animados”, disse ela.

A mãe disse que acha o filho incomum, e percebeu que ele também está animado em aprender. Ela acrescentou que Isaiah gosta de ter números à sua frente e adora praticar sozinho; ele tem quadros brancos e canetas para “brincar” com a escrita de números todos os dias.


“Quando percebi que ele estava identificando números e letras, comprei para ele um pacote de palavras. Na verdade, coloquei-os em uma gaveta e pensei que ele não ficaria interessado. Mas comecei a lê-los para ele, incorporando a fonética, e ele mostrou interesse. Um pouco depois, pensei em ver o quanto ele lembrava, então mostrei um cartão e disse: ‘O que isso quer dizer?’. Para minha surpresa, ele acertou todos”, lembra.

“Uma de suas professoras de berçário disse que Isaiah sentou-se com seus colegas e apontou os números, pedindo que repetissem o que ele estava dizendo. Ela disse como era doce ver e o quanto ele queria que todos aprendessem com ele. Foi um momento que não esquecerei”, comentou.

Desde então, os pais começaram a documentar seu aprendizado por meio de filmagens e a compartilhá-lo em um perfil no Instagram. Jazelle disse que basta ver o rosto do filho quando ele está rodeado de números para perceber o quanto ele fica feliz.

“Tive uma resposta incrível das pessoas. Eu diria que 95% delas torcem por ele e o elogiam ao longo do caminho. Alguns pedem dicas e alguns apenas dizem como o acham incrível. No entanto, recebi um punhado de pessoas dizendo: ‘Ele é apenas uma criança, deixe-o brincar, ele não deveria aprender assim’. Mas o que eles não entendem é que Isaiah acorda e quer aprender.”


“Ele adora fazer perguntas e é tão amoroso. Isso causa espanto porque ele tem apenas dois anos de idade. Nunca tive uma experiência com uma criança como ele, e tenho mais de 10 anos de experiência na educação infantil. No momento, estamos em busca de um psicólogo educacional para avaliar o Isaiah, pois acreditamos que ele é uma criança de alto potencial. Ele está feliz e isso é tudo que importa para mim!”, finalizou. Veja, abaixo, o pequeno contando em japonês:

 




Ver essa foto no Instagram


 

Uma publicação compartilhada por Isaiah X.G (@educatingizzy)

Espanha proíbe venda de frutas e vegetais em embalagens plásticas a partir de 2023

Artigo Anterior

Paciente desperta do coma após 22 anos e processa médicos

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.