Menino de 9 anos se cura de câncer raro e agressivo no fígado!

4min. de leitura

O fígado de Saul precisou ser retirado durante a cirurgia para que os médicos cortassem as células que causaram o câncer.



O câncer é uma doença devastadora, que não escolhe idade ou o tipo de pessoa que vai acometer. Idosos, adultos e, infelizmente, até crianças podem desenvolver a doença e se ver obrigados a lidar com seu duro tratamento.

É o caso do pequeno Saul Barry Hayden, de apenas 9 anos, que depois de um enorme desafio superou um câncer raríssimo. Depois de se queixar de dores no abdômen, sua mãe, Vicki Kay-Spruce, notou que havia um pequeno nódulo na barriga do filho.

Preocupada, ela o levou para uma consulta no Hospital Infantil Alder Hey, em Liverpool (Inglaterra), onde mãe e filho receberam uma trágica notícia: Saul foi diagnosticado com um tumor rabdomoide maligno em estágio 4.


Só para se ter uma ideia, esse tipo de câncer só ocorreu em 53 pessoas no mundo, sendo que apenas cinco delas sobreviveram ao tratamento, conforme o jornal britânico Daily Mail. Mas essa conquista inspiradora só foi possível depois de muito tratamento e uma cirurgia extremamente arriscada.

O garoto precisou ser submetido a uma bateria de exames, vários testes, mais de 300 injeções e cerca de treze rodadas de quimioterapia para se tentar regredir o tamanho do tumor.

O pequeno também enfrentou onze rodadas de radioterapia e a coleta de células-tronco. De acordo com Vicki, o filho teve ainda múltiplas infecções e até quatro dentes adultos extraídos por causa de problemas provocados pela forte medicação.


No entanto, nada se mostrava tão efetivo quanto uma cirurgia pioneira, mas muito delicada. Depois de pequena redução do tumor, os especialistas decidiram ir adiante e fazer uma operação que consistia na retirada do fígado da criança, no Hospital Infantil de Birmingham.

Eles cortaram as células cancerígenas do órgão, antes de colocá-lo novamente no corpo do pequeno Saul. Uma artéria infectada também precisou ser removida devido ao risco de dar origem a uma metástase.

A operação durou cerca de 10 horas, mas os desafios continuaram. A criança precisou enfrentar mais sessões de quimioterapia e radioterapia, mas o fato é que, em pouco tempo, os médicos constataram que Saul estava 100% curado!

O resultado extremamente positivo do tratamento encheu de felicidade não só o garoto como também sua mãe. Por causa da doença, Saul precisou deixar de ir à escola e abandonar qualquer atividade comum para qualquer criança nessa idade.

Longe dos hospitais, agora o garoto vai poder voltar a se dedicar a um de seus maiores hobbies: jogar videogame. Que história inspiradora!

Por isso que é importante nunca perdermos a esperança. Com sorriso no rosto e a expectativa de que tudo ficaria bem, Saul enfrentou um dos problemas mais graves com que uma pessoa pode se deparar.

Você conhece alguém que já superou um câncer?

Conte para nós nos comentários e compartilhe essa história em suas redes sociais.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: reprodução Facebook.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 04/04/2020 às 4:12






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.