Pessoas inspiradoras

Menino de apenas 6 anos é considerado “gênio da matemática” e ganha bolsa de estudos. Foi valorizado!

Charles Mathias Mbena, mesmo sendo muito jovem, aprendeu a resolver contas difíceis de matemática sozinho, usando apenas os dedos para isso, tanto que é considerado um gênio.



Algumas pessoas possuem talentos que vão dando as caras desde a infância, seja de memorizar coisas rapidamente, de desenhar habilmente ou de resolver problemas matemáticos de cabeça. São muitas as áreas que os indivíduos podem se destacar, podendo ser de forma prática ou teórica.

Nem sempre quem demonstra ter habilidades “fora do normal” vem de família privilegiada, em alguns casos vemos pessoas completamente autodidatas apresentando alta qualidade e rendimento na área que se desenvolve. Mesmo que isso seja exceção, já que na maioria das vezes é preciso ter possibilidade de estudar para descobrir um talento, esses casos atípicos surgem para nos fazer ter esperança de que tudo vai ficar bem.

Charles Mathias Mbena, um menino de apenas seis anos, que mora na área rural de Morogoro, na Tanzânia, viralizou na internet resolvendo atividades de matemática extremamente complicadas para alguém na sua idade. Sua professora, sabendo das incríveis habilidades do pequeno, decidiu registrar aquele momento e postar na internet.


Filho mais novo de mais quatro irmãos, Charles revela que nunca estudou matemática antes e, inclusive, frequenta a escola há apenas dois meses. Mesmo assim, todos os professores o consideram um gênio da matemática, já que, além de ser autodidata, resolve equações extremamente elaboradas e difíceis.

Direitos autorais: reprodução YouTube/Millard Ayo.

Depois que as imagens da criança resolvendo atividades de “gente grande” se tornaram virais, um homem que mora nos Estados Unidos, mas também nasceu na Tanzânia, decidiu financiar seus estudos e ajudar sua família a gerar renda. Segundo reportagem do jornalista Millard Ayo, em seu canal no YouTube, Charles revelou que ajuda até seus irmãos mais velhos com as contas.


Ernest Boniface Makulilo nasceu em Kigoma, na Tanzânia, e decidiu dar uma oportunidade ao menino. De acordo com o escritor, ele gostaria que Charles fosse enviado a um internato em Morogoro, onde vai poder desenvolver melhor suas habilidades matemáticas e também poderá ganhar exposição e confiança. Além de escritor, Ernest também é diretor de um projeto da EBM Scholars, e disse que vai iniciar um projeto local que vai ajudar os pais da criança a gerar renda.

Direitos autorais: reprodução YouTube/Millard Ayo.

Ele explicou que quer financiar os pais para que, no futuro, se aventurem na agricultura ou nos negócios, mas que consigam melhorar a renda da família. A reportagem de Ayo também evidenciou as condições precárias de ensino local, e espera-se que o poder público, junto com outras forças privadas, atuem para melhorar essa situação.


Charles é uma criança prodígio, que aprendeu sozinho a resolver exercícios difíceis de matemática, ele explica que tudo o que usa são os dedos das mãos e que isso é suficiente. Mas, em alguns casos, outras crianças não têm a sorte que essa criança teve, de participar de uma reportagem e viralizar na internet, e acabam tendo seus talentos soterrados pela realidade miserável em que vivem. A desigualdade social acaba afastando milhares de jovens da educação, por isso é tão importante se investir no futuro da nação.

O que você achou desse conteúdo?

Comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!


Mesmo tendo sido maltratada, cadela debilitada oferece carinho aos seus salvadores. Pura e amorosa!

Artigo Anterior

“Meninos dançam com meninas”: mãe corrige filho com síndrome de Down, que teria dançado com amigo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.