Pessoas inspiradoras

Menino que descobriu fórmula matemática revoluciona o estudo da divisão!

O jovem estudante fez uma descoberta impressionante, que ajudou na compreensão de um dos elementos mais importantes da matemática!



Para muitos de nós, a matemática foi e continua sendo uma das matérias mais complicadas de se aprender, desde o tempo de escola.

Todas as suas regras e aplicações, que nem sempre são fáceis de entender, podem nos complicar até mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia, como calcular o quanto devemos receber de troco do caixa do mercado.

No entanto, algumas pessoas parecem já nascer dominando os números, e desde muito cedo dão exemplos de sua inteligência, com descobertas que facilitam o aprendizado de todos nós.


Esse é o caso do nigeriano Chika Ofili, que se tornou conhecido no mundo inteiro por um incrível feito.

Segundo noticiado pelo Correio Braziliense, em 2009, quando tinha apenas 12 anos, Ofili, que vive no Reino Unido, descobriu uma fórmula matemática que revolucionou o estudo da divisão, tornando-a muito mais fácil de ser compreendida.

Com a fórmula proposta pelo estudante, é possível descobrir muito mais rapidamente se um número inteiro é divisível por 7. Tudo o que precisamos fazer é pegar o último dígito de qualquer número, multiplicá-lo por 5 e adicionar à parte restante, conseguindo assim um novo número.

Se esse novo número é divisível por 7, o número original é divisível por 7. Por exemplo, vamos tomar o número 532 como base. Para verificarmos se ele é divisível por 7, fazemos: 53 + 2 x 5 = 63. Como 63 é múltiplo de 7, também divisível por 7, assim como o número original.


Miss Mary Ellis, professora e chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, escola londrina em que o menino estudava na época, contou que Chika descobriu a fórmula depois de fazer um trabalho durante as férias.

Para esse trabalho, o menino teve que ler e estudar um livro de resolução de problemas matemáticos, no qual aparecem testes de divisibilidade usados para solucionar rapidamente números divisíveis por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.

Como o número 7 não aparecia na lista, o aluno resolveu criar o próprio mecanismo. Chika apresentou sua descoberta ao corpo docente da escola e, depois que um matemático aprovou sua teoria, ela ainda ganhou um complemento.

O profissional descobriu também que a teoria do estudante funciona multiplicando-se o último dígito por 12, 19, 26, 33 e adicionando-se o resultado à parte restante do número.


O menino recebeu muito reconhecimento por sua descoberta. Além de ganhar destaque em mídias do mundo todo, Ofili também recebeu o prêmio TruLittle Hero Awards, na cerimônia organizada pela Cause4Children Limited, para reconhecer e celebrar os grandes feitos de crianças e jovens de até 17 anos do Reino Unido. Que grande descoberta! Chika tem um grande futuro pela frente!

Jovem entra em casa de vizinho e “rouba” cão que era maltratado: “Se tiver que ir para a prisão, irei”

Artigo Anterior

Mãe que ofereceu faxina por R$ 20 para alimentar os filhos ganhou R$ 53 mil e abriu loja!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.