Pessoas inspiradoras

Menino que vendia trufas para pagar curso realiza sonho e consegue emprego no RS

capa site Menino que vendia trufas para pagar curso realiza sonho e consegue emprego no RS

Kevin ganhou três cursos de informática e conseguiu começar o ano sendo contratado na área em uma grande empresa do Rio Grande do Sul.

Os sonhos são alimentados a vida inteira pela maioria dos indivíduos, e se revelam uma das melhores formas de dar sentido à existência. A cada pequena conquista, novas metas podem ser traçadas, novas expectativas criadas e um novo jeito de agir começa a se manifestar.

Atingir os objetivos nem sempre é uma coisa simples, especialmente para jovens que nascem nas periferias do Brasil e do mundo, compreendendo que precisam se esforçar duas ou três vezes mais que quaisquer outros para obter os mesmos resultados. Até mesmo a educação, um direito básico de todos, pode ser algo complexo para quem nasce e cresce na vulnerabilidade social.

Em junho de 2020, Kevin Alisson Pereira ganhou o destaque de portais de notícias do país quando foi flagrado vendendo trufas para pagar o curso de informática. Sonhando em se tornar programador ou técnico de tecnologia da informação (TI), ele recebeu apoio da família para arrecadar o dinheiro necessário.

Segundo reportagem do NB Notícias, o jovem, que mora com os pais e duas irmãs mais novas, começou as vendas no próprio bairro. Aos poucos, seu raio foi aumentando, chegando a comercializar as guloseimas nos locais mais movimentados de sua cidade, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Seu jeito tímido e educado conquistou os clientes e lhe abriu portas. Em 2020, ganhou a oportunidade de fazer cursos de informática na Escola Infoserv, e foi o próprio diretor da instituição, Roberto Carraro, quem apostou na inteligência do menino.

2 Menino que vendia trufas para pagar curso realiza sonho e consegue emprego no RS

Direitos autorais: reprodução

Além da oportunidade, ele também ganhou um computador na época para que pudesse praticar o que aprendia nas aulas. Foi também Roberto quem decidiu ajudá-lo, apostando no talento e no “futuro brilhante” de Kevin, que continuou vendendo trufas para ajudar nas despesas da família.

Para quem achava que a sorte tinha acabado, depois de fazer três cursos na escola, o rapaz foi contratado pela Todeschini para trabalhar na área em que se capacitou. Finalmente o gaúcho viu seus sonhos ganharem contornos de realidade, o que ele atribui ao mergulho de cabeça nos cursos que ganhou de Roberto, feito que ele chama de “inexplicável”.

Além de aprender tudo sobre o Pacote Office, Kevin também aprendeu sobre manutenção de computadores e redes, o que lhe permitiu começar 2022 ganhando a oportunidade de trabalhar na própria área. Foi Roberto quem intermediou o contato do rapaz com a empresa, que não teve dúvidas quanto a contratá-lo.

De acordo com o diretor, a conquista do emprego é mérito dele, principalmente porque tem uma personalidade que chama a atenção dos empregadores, oferecendo muita dedicação e disponibilidade. Roberto conta que Kevin é um exemplo, e mesmo durante o acompanhamento da equipe da Infoserv, foi ele mesmo quem conseguiu bater as metas próprias.

Para Roberto, agora basta o jovem continuar se dedicando, como sempre fez, e estudando para se aprofundar ainda mais na área de que gosta, que mais oportunidades podem surgir. O gerente de TI da Todeschini, Rafael Valduga, concorda e afirma que o jovem está escrevendo uma história de sucesso. Ela enfatiza ainda que o mercado de trabalho nessa área tem exigido cada vez mais profissionais, e que são os gestores que devem encontrar essas pessoas e colaborar com o seu desenvolvimento.

Tanto Rafael quanto Roberto vão continuar oferecendo aos jovens a oportunidade de se dedicar aos próprios sonhos, garantindo uma base educacional de qualidade para que alcancem seus objetivos. Como a área oferece muitas oportunidades, a capacitação e os estudos de qualidade podem abrir portas nunca imaginadas, principalmente pelos jovens mais vulneráveis.

0 %