Animais

Menino vende sorvete na praia para garantir alimento, e seu cachorro o acompanha todos os dias

1 capa Menino vende sorvete na praia para garantir alimento e seu cachorro o acompanha todos os dias

Jason e Rambo trabalham todos os dias na praia de Yacila, no Peru, mostrando que a amizade e a união vão muito além dos laços sanguíneos ou poder aquisitivo, nascem no coração.



Quando caminhamos pelas ruas, por vezes, nós nos deparamos com a imagem de alguma criança trabalhando, seja vendendo balas no sinal, acompanhando seus pais em uma jornada de trabalho ou apenas pedindo dinheiro para ajudar sua família. Essa é a realidade de muitas crianças do mundo, e mostra com clareza que a desigualdade social afeta, principalmente, as pessoas mais vulneráveis da cadeia, as mulheres e os menores de idade.

Não existe floreio bonito o suficiente para mascarar essa realidade, tão dura e cruel. Os infantes precisam de cuidados e atenção básicos, dispensando qualquer tipo de trabalho, seja ele formal ou informal.

Sem educação básica, sem alimentação adequada e sem brincar, esse indivíduo não terá as mesmas oportunidades que as pessoas com mais privilégios sociais, perpetuando a lógica da pobreza no seu círculo familiar.


1 2 Menino vende sorvete na praia para garantir alimento e seu cachorro o acompanha todos os dias

Direitos autorais: reprodução Facebook/MAPI.photo.

A história de Jason não é uma exceção, faz mais parte da realidade da população infantojuvenil do que gostaríamos de admitir.

Um garoto pobre, de 6 anos, que vende sorvetes na praia de Yacila, no Peru, para turistas e visitantes que passam o dia aproveitando a paisagem e o descanso.

Maria Pia, que visitava o local, deparou-se com a cena daquele menino caminhando pelas areias quentes e, sem pensar, fotografou a cena toda.


Acompanhando Jason, o cachorro Rambo não saía de perto dele um só segundo, como se cumprisse uma jornada de trabalho junto com seu dono. Maria Pia, compreendendo a complexidade daquele contexto, compartilhou em suas redes sociais que se entristece ao lembrar que naquela mesma idade estava, provavelmente, brincando em sua casa, sem nenhum tipo de preocupação adicional.

1 3 Menino vende sorvete na praia para garantir alimento e seu cachorro o acompanha todos os dias

Direitos autorais: reprodução Facebook/MAPI.photo.

Maria Pia, a garota que registrou a cena, conversou com Jason e perguntou, curiosa, sobre o animal que o acompanhava. A criança explicou que eles estavam sempre juntos, a cada dia de trabalho. A garota percebeu que Rambo, o cachorro fiel, realmente não desgrudava do menino, acompanhando-o a cada venda.

As fotos mostram uma pequena criança sorridente, com brilho nos olhos, acompanhada por seu amigo que, provavelmente, é quem o conforta e o auxilia nos momentos de dificuldade durante o trabalho. Por mais que seja doloroso se deparar com a imagem de uma pequena criança de 6 anos trabalhando, é possível perceber que ela é apaixonada pela vida e aproveita tudo ao lado de seu grande amigo.


Esperamos que as condições mudem para Jason, que ele consiga parar de trabalhar, que sua família consiga ter oportunidades que favoreçam ao filho voltar para a escola o quanto antes.

Sabemos que olhar as fotos dessa criança causa profundo desconforto, e é muito bom que esse sentimento aflore, para que nos lembremos que o trabalho infantil não pode ser encarado como algo normal.

1 4 Menino vende sorvete na praia para garantir alimento e seu cachorro o acompanha todos os dias

Direitos autorais: reprodução Facebook/MAPI.photo.

Que Rambo continue acompanhando-o, sendo esse grande e fiel amigo, que o protege e ampara todos os dias, sendo o cuidador e companheiro de Jason.


Comente e compartilhe essa linda história de amizade entre Jason e Rambo nas suas redes sociais!

Homem se lança em rio para salvar idoso que estava se afogando: “Faria tudo de novo”

Artigo Anterior

“Virgindade não existe”: mãe ensina a suas 5 filhas que esse é um conceito patriarcal

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.