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Mentalmente cansado!? recupere sua energia em menos de 3 minutos com essa dica simples…

Uma equipe de pesquisadores monitorou os hábitos de milhares de pessoas e constatou que o desgaste mental é mais intenso entre pessoas que trabalham incessantemente e não dão pausas para relaxar corretamente.



Apenas o fato de respirar mais rápido já acelera bastante o desgaste das nossas energias mentais e esse, muitas vezes, é o principal responsável por “aquela dor de cabeça” que você não sabe de onde vem.

Alguém pode estar dizendo agora “Ah, mas eu descanso todos os dias e ainda sim me sinto mentalmente cansado”. Tudo bem, será que você descansa mesmo ou apenas para de trabalhar?

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Muitas pessoas param de trabalhar, mas não conseguem desligar sua cabeça um minuto do trabalho, é impossível para elas conter a aceleração dos seus pensamentos e isso causa um impacto em todo o seu corpo, começando pela respiração.

No estudo, os pesquisadores descobriram que adultos saudáveis fazem de 10 a 14 respirações por minuto, mas algumas pessoas respiram 20 vezes ou mais.

A diferença pode parecer pequena, mas o hábito de respirar rápido costuma causar sensação de falta de ar e outros sintomas como palpitações, cansaço e incapacidade de concentração, afirma a fisioterapeuta Fiona Troup, do Six Physio em Londres.

Esses sintomas são ainda mais evidentes em quem está respirando pela boca em vez de fazer a respiração mais profunda pelo nariz.


Essa ação faz com que os níveis de dióxido de carbono no sangue caiam drasticamente, resultando em uma menor liberação de oxigênio para os músculos e órgãos.

Por outro lado, respirar corretamente melhora o sistema imunológico, sensação de bem-estar, aumenta a concentração e qualidade do sono, reduz o colesterol e controla a ansiedade.

“A respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo, elimina toxinas e garante corpo e cabeça energizados”, explica Maurício Tavares, instrutor de respiração da Fundação Arte de Viver, ONG presente em vários países.

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O simples fato de respirar mais profundamente pelo nariz algumas vezes durante 2 minutos é suficiente para dissolver muitas tensões físicas e emocionais, deixando você mais leve.

Quando você sai do piloto automático e reserva um tempo para respirar de forma lenta e regular, essa ação comunica ao sistema nervoso autônomo, que controla as reações do corpo em situações de alerta, uma mensagem de calma, liberando substâncias que alteram a temperatura corporal e a pressão arterial.

Prestar atenção na própria respiração restaura sua conexão com o momento presente e te ajuda afastar os maus pensamentos. Pode-se dizer que um exercício de respiração bem feito é uma excelente maneira de se livrar do lixo mental!

O GIF abaixo viralizou na internet por seus “poderes” calmantes. Preste atenção como às figuras geométricas se abrem e se fecham totalmente, agora respire profundamente enquanto a figura se abre e expire todo o ar enquanto ela se fecha.


Se você realmente deseja melhorar sua qualidade de vida, concentração, foco, criatividade e recuperar sua energia rapidamente toda vez que se cansar, faça esse exercício todos os dias pelo menos uma vez por dia e veja por si mesmos os resultados surpreendentes que conseguirá.
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Referência de Pesquisa: Saude.Terra


‘’nos relacionamentos e na vida, precisamos de pessoas que saibam ceder…’’

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