FuturoMensagem de ReflexãoProsperidadeQualidade de vidaReflexãoSucesso

Mente vencedora produz resultados vencedores. Mente escrava…

Já ouviu isso: “hoje os tempos são outros…”. Essa frase é geralmente aplicada para dar entender que as coisas no passado eram mais fáceis, igual a amarrar cachorro com linguiça, como diz um ditado popular gaúcho. Em outras palavras, nos tempos atuais as coisas são mais difíceis, afinal, no Brasil tem muita corrupção, muitos impostos, mais concorrência, burocracia etc… 



Pense por outro ângulo:

Sei que muita gente não gosta quando digo isso aqui, mas na boa, os tempos de hoje são MUITO mais fáceis. Desde que Dercy Gonçalves era virgem, político no Brasil é corrupto, os impostos são extorsivos, a burocracia é burra etc… A diferença é que quando eu entrei no mercado, por exemplo, em 1991, a inflação era de 80% ao mês, o desemprego mais de 25%, financiamento de carros era em no máximo 8 vezes com juros de 9% ao mês, não existia oferta de crédito nem com os juros altos de hoje, nenhum investidor internacional acreditava no Brasil e por aí caminhava a realidade do mercado nesta ocasião.

O mais impressionante é que já naquela época, dentro deste cenário caótico que apresentei, muita gente estava tendo sucesso, da mesma maneira que muita gente fracassa na Suíça hoje, outros estão vencendo agora na Africa, enquanto outros colocaram tudo a perder nos EUA, o País mais rico do mundo. Aqui no Brasil, temos empreendedores triunfando no interior e outros fechando as portas nas capitais. Filhos de famílias pobres prosperando e herdeiros de grandes fortunas empobrecendo.


O meu conselho é que se pare com essa conversa de “naquele tempo era mais fácil” ou “se eu vivesse na capital eu venceria” ou ” eu nasci no País errado” ou “só vence quem quem QI” e outras afirmações que escravizam o inconsciente coletivo de multidões, paralisando-os e fazendo-os se sentirem pobres vítimas.

Eu admito que muitos desses fatores influenciam e até atrapalham muito, mas afirmo em caixa alta: Influenciam MAS NÃO DETERMINAM. Os que entenderam isso são os que vão fazer a diferença em suas vidas, em suas famílias e na sociedade. Esses são os que vão mudar o destino do sobrenome de sua família.

Flávio Augusto


Em busca dos seus caminhos

Artigo Anterior

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.