4min. de leitura

Mesmo após um dia agitado, você pode – e deve – dormir bem

Os problemas de sono afetam 40% da população brasileira e 45% da população mundial, e causam um estrago danado no organismo humano.



Talvez você não saiba, mas um sono que não é reparador diminui a memória, foco, atenção e concentração.

Prejudica nossa capacidade criativa e a clareza na tomada de decisão; afeta o emagrecimento, baixa a nossa imunidade, altera o humor, a pressão sanguínea, aumenta a ansiedade e estresse, prejudica o interesse e desempenho na relação amorosa.

Mudar crenças colabora para sono saudável

Um dos fatores que mais fazem com que as pessoas com algum tipo de distúrbio do sono continuem penando para dormir é manter crenças erradas. Isso mesmo! Quem costuma pensar: desde pequena tenho problemas com o sono, não tem mais jeito; ninguém dorme bem quando está preocupado ou com muitos problemas; se o dia foi tenso, o sono será péssimo; minha família sempre teve problemas para dormir, ou tem crença parecida, com certeza, vai ter dificuldade de mudar. Afinal, quando repetimos algo, o cérebro acaba acreditando e mantendo o caminho que sempre fez.


Mas é possível sim ter um sono saudável, mesmo vivendo num caos. Aliás, é fundamental termos um sono saudável, inclusive em situações críticas, pois aí sim poderemos achar soluções adequadas para os problemas, teremos energia para enfrentar os obstáculos.

É fundamental mudar essas crenças erradas e colocar em prática a crença de que é possível dormir bem apesar de estar com dificuldades dos mais diferentes tipos. Digo isso baseada em comprovação científica e prática na minha vida.

Se não dormir bem, só trago mais problemas, aí não tenho raciocínio claro nem energia para mobilizar soluções e ações.

Não se esqueça: não é fácil, mas é possível. Se o problema é com você, com seu filho, com um amigo, com quem quer que seja, se você não estiver saudável por causa de um sono inadequado, não vai ajudar e, provavelmente, vai atrapalhar.


Aqui compartilho com você dois exercícios que são meus companheiros antigos e têm um resultado fantástico. Os últimos dez anos da minha vida foram muito conturbados por problemas de saúde com minha mãe, meu filho e outro ente muito querido.

Posso falar com propriedade, pois não só me mantive saudável para ajudar, para cuidar, como também continuei estudando, trabalhando, criando novos projetos…

Há coisas simples na vida que podemos incorporar no nosso cotidiano facilmente e que trazem benefícios inacreditáveis.

Tenho certeza de que, se você caprichar, vai mudar seu estado de ânimo e de desempenho rapidamente.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.