Pessoas inspiradoras

Messi e sua esposa doaram óculos de última geração para homem cego. Agora ele poderá ler!

capamessi e sua esposa doaram oculos de ultima geracao para homem cego Agora ele podera ler

O jogador mudou a vida de um homem com sua sensibilidade e empatia!



Você já imaginou como seria a sua vida sem visão? Já divagou sobre como conseguiria acompanhar suas séries, andar pela rua e se relacionar com as pessoas sem a capacidade de olhá-las nos olhos?

Para nós que nascemos com a visão perfeita e, quando muito, precisamos apenas de óculos para que a vista descanse, pode ser muito difícil imaginar uma realidade em que não possamos estar em contato com as cores e os rostos daqueles que nos acompanham, no entanto, essa é a realidade de muitas pessoas.

De acordo com dados compartilhados pela BBC, em 2019, apurados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 39 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela cegueira.


Essas pessoas experimentam a vida de uma maneira muito diferente da nossa, e embora não consigam contemplar o mundo como nós, têm os próprios métodos, que podem lhes proporcionar a mesma alegria e satisfação.

A cegueira não é incapacitante, e vemos a prova disso todos os dias nos milhões de pessoas com deficiência visual que conseguem viver de forma independente e que alcançam grandes posições na vida pessoal e profissional graças à sua determinação.

No entanto, muitos desses portadores de deficiência sonham um dia poder enxergar e ver o mundo de maneira “completa”, em todas as suas cores e formas. Esse tema é alvo de pesquisa de muitos cientistas, e a esperança é que um dia o acesso dessas pessoas à visão seja mais simples e barato. Por enquanto, apenas alguns são contemplados com a oportunidade de uma vida nova através da visão.

Esse é o caso do argentino Pablo Tiraboschi, de 36 anos. Conforme informado pelo portal Clarín, Tiraboschi nasceu cego e conseguiu desenvolver atividades como patinação artística, violino e natação. No entanto, assim como muitos, ele desejava saber qual é a sensação de enxergar.


Seu desejo poderia se manter apenas como um sonho muito distante, mas graças ao astro do futebol mundial, de mesma nacionalidade, Lionel Messi, e sua esposa Antonela Roccuzzo, sua vida tomou novos caminhos.


Conforme contado pelo portal de notícias, o casal presenteou o homem com uma avançada inteligência artificial que se liga a óculos e permite a pessoas cegas ler e enxergar cores.

Segundo o portal Terra, o aparelho funciona acoplado aos óculos e é capaz de transmitir a leitura de códigos de barras, cardápios de restaurantes, bulas de remédios, textos em revistas, revelar cores e pessoas. A inteligência conta com uma câmera com 13 megapixels e carrega as informações por meio de uma “voz”.

A história chegou ao jogador por conta de uma publicação do próprio Tiraboschi sobre o dispositivo. Uma amiga compartilhou a postagem, que acabou alcançando Antonela. Após algum tempo, o casal ligou para o homem e lhe disse que havia comprado o aparelho para ele, e a entrega chegou pouco tempo depois. Sobre o presente tão especial, o homem disse que se trata de um dispositivo fabuloso. Ele agradeceu muito a Messi e Antonela, e disse que são pessoas muito boas.


O aparelho ajudará muito o dia a dia de Tiraboschi, que por muitos anos conviveu com certas limitações. Ele poderá viver novas e empolgantes experiências, que apresentarão a ele uma nova definição de qualidade de vida. Muito feliz, o argentino deixou um recado a todas as pessoas que estão lutando por seus objetivos: “Lutem pelo que desejam e não baixem os braços, pois tudo se conquista e melhora.”

Menino teve que caminhar 3 km até a escola porque motorista de ônibus não aceitou seu dinheiro

Artigo Anterior

Top 4 signos mais chatos. Conviver com eles é um teste de paciência!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.