A metáfora da fera…

#NarrativasQueInspiram – A Metáfora da Fera

Próximo da estreia de duas monstruosas narrativas nos cinemas do Brasil, já consideradas clássicas, os filmes ‘A Bela e a Fera’ e ‘Kong – A Ilha da Caveira’, é difícil não pensar na importância inspiradora dessas tramas.



Mais conhecidas por “narrativas de feras”, as quais já povoam o imaginário humano desde a Grécia antiga, quando os heróis gregos lendários sempre tinham que enfrentar criaturas bestiais para alcançar um objetivo e obter o sucesso em sua jornada.

Hoje a ideia de vencer a fera, de domá-la, é um dos exemplos metafóricos mais usados para inspirar as pessoas a não desistirem de um objetivo apesar das dificuldades no caminho. Quanto maior o obstáculo, maior a glória, mas também mostrará o tamanho da força e determinação daquele que busca por determinado feito.

Entre todas as histórias já contadas, atualmente é difícil alguém não conhecer a da Fera domada pela jovem Bela ou de Kong o rei da misteriosa ilha “perdida no tempo”. Duas monstruosas narrativas que são contadas e recontadas a várias gerações.

De quadrinhos a série de TV, ambas as histórias já tiveram várias versões e retornam esse ano as telonas em dois fantásticos remakes. Duas histórias que mostram o quanto se pode ser determinado para a realização de um objetivo.


Vale dizer que a magia do cinema sempre marcou as duas narrativas, por permitir um melhor vislumbre do poder inspirador das histórias que mostram a conquista de algo que aparentemente é inatingível. Algo que por ser “protegido” por uma fera não é alcançado facilmente.

A fera que fará tudo para impedir que o objetivo seja alcançado, testando a capacidade de quem busca a glória. O que fará com que transpor o obstáculo dito impossível, faça tudo parecer possível.

Enfrentar a fera e vencê-la, faz o mundo de repente parece um lugar mais harmônico e caloroso, onde o impossível deixa de existir, pois é só uma palavra para algo que alguém ainda não conseguiu realizar.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.