Comportamento

“Meus filhos nunca verão isso.” Ex-patinadora afirma que ginástica rítmica é esporte feminino

A ex-esportista russa manifestou sua opinião nas redes sociais e tem recebido diversas críticas. Confira!



Apesar de os esportes serem cada vez mais inclusivos, muitas pessoas mantêm o pensamento de que algumas modalidades são apenas para mulheres ou para homens. Muitas vezes, esse posicionamento vem até mesmo de atletas ou ex-atletas.

Recentemente, a medalhista olímpica russa Tatiana Navka, que se aposentou em 2006, manifestou uma opinião bastante controversa em seu perfil no Instagram, que está rendendo a ela bastantes críticas de pessoas do mundo todo.

A russa compartilhou um vídeo de uma apresentação do ginasta rítmico espanhol Cristofer Benítez em uma competição de 2019, em Guadalajara, no México, e disse entender o progresso e aceitação de todos, mas considerava aquela apresentação “demais”.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@tatiana_navka.

Navka também disse que sempre considerou a ginástica artística um esporte lindo e feminino, e que não esquecerá a apresentação do atleta. Uma das partes mais polêmicas do seu comentário foi quando ela disse estar feliz porque “tal coisa” não existe no seu país e que espera que não exista, afirmando que os seus filhos nunca assistirão a esse tipo de modalidade.

Finalizando sua publicação, a ex-patinadora também perguntou aonde esse caminho levará os atletas, e afirmou que tem certeza de que, em algum momento, eles se depararão com um beco sem saída.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@tatiana_navka e @cristogimnasia.


A mensagem de Navka acabou repercutindo mundialmente, visto que a sua fala foi considerada como “sexista” por muitas pessoas. O comentário inclusive chegou a Benítez, que não gostou muito do modo como a russa se posicionou, e resolveu responder à sua indignação  também em uma publicação em seu Instagram.

Junto a uma série de fotos que o mostram em momentos de competição, o ginasta escreveu que é “sempre livre”, agradeceu por todo o carinho e apoio que tem recebido nos últimos dias, e afirmou que a ex-patinadora olímpica “carece totalmente de valores desportivos e de respeito”.

Cristofer também disse que há muitos anos existe uma luta para que o esporte se torne igualitário, e pouco a pouco isso está sendo conquistado. Ele ainda declarou se orgulhar de o seu país, Espanha, ser o primeiro a sediar Campeonatos de Ginástica Rítmica Masculina.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@cristogimnasia.


Enquanto Navka recebeu uma enxurrada de críticas em sua postagem, Benítez foi poderosamente apoiado em sua resposta. Muitas pessoas o parabenizaram por suas conquistas, dizendo que é linda a maneira como se expressa no esporte e incentivando-o a manter-se fiel a quem é.

Funcionário pagou lanches a filhos de mulher sem dinheiro e ela arrecadou R$ 230 mil para ele!

Artigo Anterior

Gerente de posto de gasolina distribui comida e itens essenciais para desempregados na pandemia

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.