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Mindfulness (atenção plena): as maravilhas que essa prática pode fazer por sua vida

O mindfulness (atenção plena) no contexto terapêutico é uma ferramenta para o exercício de habilidades psicológicas e comportamentais baseadas em ficar em paz, ser gentil e amoroso consigo e com os outros, as experiências e as situações.


O nosso cérebro apresenta uma tendência de manter padrões condicionados. Assim, ao realizar as práticas mindfulness, está se condicionando a viver com mais atenção e todos os benefícios da técnica.

Para a sua prática são necessárias algumas atitudes essenciais. Confira!

Abertura: fazer-se aberto para as experiências do presente momento, que ocorrem tanto no seu interior quanto fora de você.

Curiosidade: habilidade de manter uma curiosidade intensa em cada situação que acontece.


Aceitação: abrir-se à experiências da forma que elas são, observando-as com clareza no aqui e agora.

Suavidade: deixar as coisas acontecerem com naturalidade, sem precipitação, dispensando energia apenas para a solução das dificuldades.

Amizade: a habilidade de se submeter aos eventos que a mente poderia perceber como desafiadores ou sem importância. Deixando de agir com hostilidade, até sem ter consciência, por ter padrões mentais prévios.


Além dessas atitudes devemos compreender os mecanismos de estar atento no aqui e agora e a intenção de se tornar consciente a cada instante da prática.

E os ganhos em qualidade de vida da prática do mindfulness que a ciência já conseguiu comprovar são:

– redução do cortisol, o hormônio do estresse, a consequência é, claro, ficar menos estressado;

– redução do poder de pensamentos negativos;

– colocar a mente em estados saudáveis e produtivos;

– e  também nos deixa mais propensos a experimentar gratidão, curiosidade, compaixão, gentileza e perdão.

Os resultados, então, são prevenção e colaboração para melhorar quadros de depressão, ansiedade e níveis altos de estresse. E para quem diz que não pode perder tempo meditando, um importante benefício da prática é o aumento da produtividade, consequentemente, tempo economizado.

A prática é bem mais simples do as palavras podem explicar existem várias possibilidades inclusive, de praticar enquanto se alimenta, toma banho e se exercita. E o que é comum a tudo isso é a atenção focada no presente momento a momento.

Para iniciar a prática há vídeos e áudios disponíveis na internet e em aplicativos, vários deles gratuitos e de fácil entendimento. Também há instrutores de mindfulness que auxiliam, além de profissionais de saúde que inserem essa atividade em seus serviços prestados.

Acredito que depois do que foi dito aqui, você ficou curioso(a) para saber mais dessa técnica.

Asseguro-lhe de que vai encontrar com facilidade artigos, textos, vídeos aplicativos e áudios que vão fazê-lo entender melhor e praticar. Você não vai se arrepender de experimentar!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Iakovenko/123RF Imagens.





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