Reflexão

Minha mãe é a pessoa que me transformou em quem eu sou. Ela merece o mundo!

Só tenho a agradecer por tanta disposição e doação. Minha mãe faz sacrifícios por mim antes mesmo do meu nascimento.



Alguma coisa acontece quando estamos nos formando na barriga de nossas mães, que acaba criando essa conexão tão profunda que existe. Mas não poderia ser diferente, por nós, elas abrem espaço dentro de si mesmas e dão tudo o que têm antes mesmo de nascermos!

A energia que trocamos quando ainda estamos em seu ventre deve possuir uma mágica difícil de se explicar. A perfeição da natureza cobra das grávidas um preço alto porque, para gerar seus filhos, é preciso oferecer o que têm dentro de seus corpos: vitaminas, minerais, hormônios, tudo para o nascimento daquela criança.

Durante a infância, elas nunca nos abandonam. As madrugadas em claro vão apenas se transformando, com o passar dos anos. Primeiro, ficam acordadas para nos amamentar, depois, cuidando de nós em caso de doenças, choros e pesadelos.


Quantas vezes, não corremos para sua cama em busca de conforto e proteção? Quando chegamos à adolescência, perdem o sono esperando-nos voltar. Não existe uma fase sequer em que conseguem descansar.

E elas não fazem isso esperando algum tipo de devolução, fazem porque sentem que precisam, porque querem fazer. A proteção materna é o que nos fez chegar aonde estamos, é o amor de nossas mães que nos transforma em pessoas boas e dignas. Não existem presentes neste mundo capazes de retribuir tudo o que nos foi dado ao longo da vida, e mesmo se tentarmos, a única coisa que elas esperam é que sejamos felizes.

A maternidade é visceral, toma conta das mulheres de uma forma que só quem sente na pele é capaz de compreender. A mulher que existia antes dos filhos se transforma em algo muito maior, mais intuitivo e evoluído, em uma coisa que transcende a explicação em palavras. Quando uma mãe ama, a potência do seu amor é capaz de derrubar barreiras, salvar vidas e trazer felicidade.

Nada é exagerado quando falamos de nossas mães, porque sabemos que nada do que fizermos consegue ser comparável ao que elas já fizeram por nós. Por isso, somos gratos por tudo o que tiveram de passar por nós, por todo o sangue e suor que deram, sem nunca esperar nada em troca.


Saiba que só conseguimos chegar até aqui por causa de vocês e, se hoje somos pessoas de que vocês se orgulham, é porque muito do que há em nós tem influência direta de vocês.

Saibam que, assim como o amor que vocês sentem é infinito e incomensurável, o amor dos filhos e filhas por vocês também o é. Assim como vocês guardam na memória o nosso cheiro da infância, saibam que também guardamos na memória o cheiro de nossas mães. O orgulho é recíproco, tudo o que somos devemos a vocês.

O que achou desta reflexão?

Comente abaixo e compartilhe-a nas suas redes sociais!


“Ensine as pessoas a amarem seus corpos”: mulher com deficiência física fala sobre impactos do preconceito

Artigo Anterior

Não importa o que aconteça, estes 3 signos não demonstram seus sentimentos!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.