NoPlaneta

Misterioso lago surge no deserto e intriga cientistas:

lago
Um lago apareceu no deserto da Tunísia como uma miragem; minutos antes não havia nada além de areia escaldante.


lago

 


Para os moradores assando em um calor de 40 ºC, a tentação de se refrescar na água convidativa rapidamente superou todos os medos sobre a piscina misteriosa.
Centenas de homens (a cultura islâmica da região parece reservar essa diversão somente aos homens) se reuniram para o que rapidamente se tornou conhecido como o Lago de Gafsa ou praia Gafsa – eles ignoraram os avisos de que a água podia estar contaminada com substâncias químicas cancerígenas, crivadas de doenças ou possivelmente radioativa.

“Alguns dizem que é um milagre, enquanto outros estão chamando de maldição”, disse Lakhdar Souid, jornalista tunisino, à TV France 24.
A explicação mais aceita, no entanto, é que o lago se formou após um abalo sísmico, que teria aberto uma brecha no leito rochoso. A água sob pressão teria então subido de algum lençol subterrâneo.

Quando o lago foi descoberto, sua água era cristalina. Ao longo do tempo, houve proliferação de algas e ela foi ficando esverdeada. Isso indica que não há renovação da água. Se havia uma brecha que permitiu a passagem, ela se fechou. Isso também indica que o lago deve secar rapidamente.
Amostras da água foram coletadas e estão sendo analisadas. [TheGuardian]

lago2


lago3

lago4

Patinhos nadando na pia… Isso fará você sorrir!

Artigo Anterior

Eles fizeram esculturas gigantes de coisas muito pequenas e elas são perfeitas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.