Morador de rua de blumenau, que prestou enem, ganha bolsa de estudo para cursar direito

4min. de leitura

Algumas pessoas impressionam o mundo com sua determinação e desejo de crescer e mudar de vida.



Recentemente, um morador de rua de Blumenau (SC) deu um grande exemplo e mostrou que nunca é tarde para transformar a própria história.

Mesmo sem as oportunidades de estudo e preparação da maioria dos alunos, Arno Muniz, de 46 anos, decidiu prestar o Enem para conseguir bolsa de estudo para cursar Direito. A atitude do homem logo viralizou nas redes sociais e muitas pessoas se mobilizaram para ajudá-lo. Muitos resultados positivos foram alcançados e seu sonho poderá ser realizado mesmo antes de saber o resultado do Enem, previsto para este mês de janeiro.

Arno recebeu uma bolsa de estudo de uma faculdade da região. Para conseguir a vaga, ele apresentou o histórico escolar e sua situação socioeconômica, e também fez uma redação.


Ele ainda conseguiu auxílio para cobrir todas as despesas da graduação, que começará a cursar neste primeiro semestre.

As boas notícias não param por aí. Uma vaquinha on-line foi criada pelos sites Razões para Acreditar e Bate-Papo Sustentável, com a meta de arrecadar R$ 11.300. A campanha se encerrou com R$ 11.450 e proveu a Arno um lugar para morar.

Ele também ganhou um tratamento dentário, oferecido pela dentista Deyse Danielle Sebold, e tratamento oftalmológico. Além de tudo isso, Arno foi entrevistado para uma vaga de emprego, e a esperança é de que ele logo comece a trabalhar.

Arno começará um tratamento psicológico gratuito para se tratar da dependência de álcool e outros problemas que surgiram com a sua condição de vida, para que possa aproveitar bem as oportunidades que está recebendo.


“Eu prometo que não vou decepcionar, que vou dar tudo de mim para conseguir ir até o fim. Obrigada a todos, agradeço de coração”, disse ele depois de assinar os papéis na faculdade.

Arno nasceu em Curitibanos (SC) e mudou-se para Blumenau aos 5 anos. Ele se casou, teve dois filhos e viveu um relacionamento de dez anos. Trabalhou como auxiliar de expedição em indústrias, mas foi demitido em 2015, por conta da crise econômica. Depois disso, tentou novos empregos, mas sem sucesso, e para não depender da família para sobreviver, decidiu viver nas ruas.

Em 2017 e 2018, ele concluiu os estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), graças ao apoio dos assistentes sociais que o acompanhavam e percebiam que ele tinha chances de mudar de vida. Depois disso, dedicou-se ao Enem e conseguiu todas as chances de recomeçar.

Incrível caso de superação e determinação, um grande exemplo de que a nossa condição atual não determina o resto de nossa vida; podemos ir muito longe, se nos permitirmos.

A história de Arno Muniz é algo que merece ser compartilhado!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: divulgação. Direitos autorais da imagem 2: arquivo pessoal/ND.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.