Pessoas inspiradoras

Moradores dão festa de 10 anos para filha de catador que achou iPhone na rua e devolveu ao dono

Moradores dão festa de 10 anos para filha de catador que achou iPhone na rua e devolveu ao dono

Maria Fernanda teve festa com direito a bolo e salgadinho, graças à atitude honesta de seu pai, que é catador de materiais recicláveis.



A atitude honesta de um humilde catador de recicláveis gerou uma verdadeira corrente do bem entre moradores da cidade de Campo Belo, em Minas Gerais. Tudo começou quando Fernando Henrique Soares, de 50 anos, encontrou um celular da marca iPhone, uma das mais caras do mercado, e um cartão bancário nas ruas da cidade, enquanto trabalhava.

Mesmo enfrentando necessidades financeiras, nem sequer passou pela cabeça de Fernando ficar com o celular e com o dinheiro de uma possível venda do aparelho. Pelo contrário, em entrevista ao portal G1, ele contou que só pensou em devolver, mesmo sem fazer a menor ideia de quem era o dono do objeto, por imaginar que deveria estar bastante preocupado por tê-lo perdido.

Graças à ajuda de um pastor, o catador pôde encontrar o dono do aparelho. O religioso entrou em contato com a jornalista local Kelly Cristina Martins, que divulgou a história no site Diário de Campo Belo.


Antes disso, outras pessoas se disseram donas do aparelho, mas Fernando exigiu que todos aplicassem a senha de acesso no aparelho. Como ninguém o conseguiu, ele facilmente descobriu que eram farsantes.

2Moradores dão festa de 10 anos para filha de catador que achou iPhone na rua e devolveu ao dono

Direitos autorais: Kelly Cristina Martins/Diário Campo Belo/reprodução G1.

Fernando lembra que o rapaz que perdeu o celular nem sequer lhe disse um “obrigado” ao ter o aparelho de volta, mas ele não se importou, já que não estava atrás de nenhuma recompensa, ele só queria mesmo é ter a certeza de que fez o que é correto.

O catador tem problemas auditivos, enfrenta um câncer e faz tratamentos, como quimioterapia e hemodiálise, mas nem por isso abaixa a cabeça.


O fato é que a história ganhou enorme repercussão na cidade mineira, sensibilizando muitos moradores. Eles se uniram e realizaram os dois únicos desejos de Fernando: dar uma boneca e uma festa de aniversário para sua filha Maria Fernandes, de apenas 10 anos.

As pessoas procuraram o portal que divulgou a história e cada uma foi doando o que podia: o bolo, balões e até um dia de princesa Maria ganhou.

Depois de fazer as unhas, o cabelo e colocar uma roupa bem bonita, Maria Fernanda pôde aproveitar a festa com tudo a que tinha direito, graças à atitude nobre de seu pai. Todos os amiguinhos de Maria estiveram presentes, mas Fernando não pôde participar.

3Moradores dão festa de 10 anos para filha de catador que achou iPhone na rua e devolveu ao dono

Direitos autorais: Kelly Cristina Martins/Diário Campo Belo/reprodução G1.


Isso porque a festa foi realizada na casa da mãe da menina, da qual o catador é separado. Mas ele não se importou com a situação. À reportagem, Fernando contou que estava muito feliz por ter conseguido realizar a vontade da sua filha, e isso para ele já era mais que suficiente. Que belo exemplo!

Você também se sensibilizou com o gesto de extrema honestidade de Fernando?

Responda-nos nos comentários e não deixe de compartilhar esse exemplo nas suas redes sociais.


Cão idoso enxuga as lágrimas da dona preocupada com sua saúde!

Artigo Anterior

Menina faz café da manhã em homenagem a garis. “É bom fazer o bem, sem olhar a quem!”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.