Animais

Moradores se mobilizam para fazer caminhas para gatinhos de rua. Um exemplo de altruísmo!

Capa Moradores se mobilizam para fazer caminhas para gatinhos de rua. Um exemplo de altruismo

Ao perceber que o clima estava esfriando, uma moradora da província de Izmir, na Turquia, decidiu construir camas de materiais recicláveis para animais de rua. A ideia foi bem aceita pela comunidade!



Quando vemos um animal abandonado na rua, o primeiro pensamento é o de levar para casa. Infelizmente, não é sempre que podemos adotar um animalzinho com maestria, e acabamos deixando o pequeno bichinho ali, no mesmo local onde o encontramos. Seja porque a casa é muito pequena, seja porque ficamos fora o dia todo ou mesmo porque já temos animais, não conseguir adotar não significa que não podemos ajudar.

A quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas mostra como os seres humanos tratam seus animais de estimação, como algo descartável e passageiro, pelo qual não precisa empenhar cuidado nem ter nenhum tipo de trabalho.

E esses animais passam a perambular pelas ruas, sem comida e sem abrigo, passando necessidades, frio e medo. É triste imaginar isso, mas às vezes, precisamos de um impulso para começar a ajudar esses pequenos indefesos.


2 Moradores se mobilizam para fazer caminhas para gatinhos de rua. Um exemplo de altruismo

Direitos autorais: reprodução Facebook/Yeşim Yücel.

Na Turquia, um grupo de moradores de um bairro decidiu ajudar os pequenos gatinhos que viviam perambulando pela região.

Com muitos filhotes nas redondezas, Yeşim Yücel passou a fazer manualmente pequenas camas para que esses animais pudessem dormir, quando precisassem.

Ela cortou o topo de galões de água que tinha em casa, fixou-os em uma tábua com cola e colocou pequenas almofadas e cobertores dentro dos galões.


Yücel compartilhou a ideia com seus amigos e convocou-os para participarem da iniciativa de fazer caminhas para os animais de rua. Ela explicou que o clima havia esfriado e que os animais não mereciam passar tanto frio dormindo no concreto e, por isso, era uma boa ideia para que todos pudessem executar.

3 Moradores se mobilizam para fazer caminhas para gatinhos de rua. Um exemplo de altruismo

Direitos autorais: reprodução Facebook/Yeşim Yücel.

Seu apelo surtiu efeito e, em pouco tempo, conhecidos e desconhecidos se comprometeram a participar desse projeto tão bondoso. Os vizinhos de Yücel se disseram interessados em passar a ideia adiante e, futuramente, vão compartilhar seus resultados nas redes sociais. O projeto conquistou não só turcos, mas pessoas do mundo todo, que têm acompanhado e interagido com a postagem da mulher.

As imagens incentivaram outras pessoas a criar suas versões das caminhas para gatos, sendo possível fazer em outros formatos e tamanhos.


Colar os galões na tábua de madeira é uma boa opção para que as caminhas não sejam levadas por qualquer vento, além disso, podem ser colocadas em um local seco, protegendo os animais da chuva e do sol muito forte.

4 Moradores se mobilizam para fazer caminhas para gatinhos de rua. Um exemplo de altruismo

Direitos autorais: reprodução Facebook/Yeşim Yücel.

A ideia é simples, mas pode ajudar muitos animais em situação de rua a conquistar um pouco mais de dignidade. O abandono não é culpa deles, mas cabe a nós ajudar a protegê-los, oferecendo, sempre que pudermos, água, comida e um lugar limpo e confortável para que possam dormir.

Você não precisa levá-los para sua casa, pois sabemos que nem sempre as pessoas podem adotar esses animais, mas ajudar a lhes garantir uma vida digna é o mínimo.


O que achou dessa ideia? Acha que ela funcionaria aqui no Brasil?

Compartilhe com seus amigos e nas redes sociais!

Michelle Obama lançará programa de culinária infantil na Netflix. Sucesso garantido!

Artigo Anterior

Engenheira cria tijolo feito de plástico mais forte que concreto. Atitude exemplar!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.