Notícias

Morre Gilberto Braga, autor de “Vale Tudo”

gilberto braga capa

Morreu nesta terça-feira (26) o autor Gilberto Braga, autor da novela Vale Tudo, exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989, um dos maiores sucessos da história da televisão.



Entre as novelas mais marcantes de Braga estão também Dono do Mundo, Dancing Days, Corpo a Corpo, Anos Dourados e Celebridade. Ele venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008 por Paraíso Tropical.

Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa.

Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial.


Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com Escrava Isaura. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986. Gilberto Braga destacou-se por vilões inesquecíveis.

As pessoas destes 3 signos são as mais autoritárias no trabalho. Gostam de mandar!

Artigo Anterior

Respeitar as opiniões das outras pessoas é sinal de maturidade. Ninguém é dono da verdade!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.