O Segredo

Motivados para vencer! – o que caracteriza e distingue o ser humano é a inteligência!

MOTIVADOS PARA VENCER foto 02

O que caracteriza e distingue o ser humano é a inteligência. Ela é o farol que ilumina o nosso caminho. Sem ela não teríamos a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideia, linguagens e aprender.



Mas, por vezes, sem ela, temos a infeliz capacidade de distinguir erroneamente o certo do errado e acabamos por meter os pés pelas mãos. Dependendo de nosso estado emocional e deixando que este influencie a capacidade mental, deixamos o desequilíbrio psicoemocional nos afetar e não passamos a enxergar qual a melhor atitude tomar numa determinada situação.

Também, a capacidade mental é limitada pela expressão pessoal e está intimamente relacionada com o tipo de estimulo o indivíduo foi exposto em sua vivência durante a aprendizagem e o desenvolvimento de sua Linguagem. Quanto mais estimulada é uma criança durante a fase de seu desenvolvimento infantil, maiores são as chances de ela vir a ser um indivíduo que tomará decisões sábias em sua vida.

motivados-para-vencer-foto-03


Sabedoria se adquire experimentando, estando disponível e predisposto às tarefas diárias, ao convívio em diversos ambientes e pessoas de culturas distintas. A inteligência será uma ferramenta disponibilizada e ativa, para saber discernir qual escolha fazer e de qual caminho seguir para evoluir durante a jornada dessa vida.

Para isso tudo a que ter vontade, uma real intenção para se posicionar frente ao que se apresenta: desejar ou rejeitar diante de um fato e afirmar, negar ou suspender o juízo ante um pensamento. Isso, nos move pela vida, nos possibilita escolhas e é um atributo da liberdade pessoal.

Mas percebo, que nós homens atuais, somos fracos de vontade, pois, não terminamos o que começamos e paramos frente as primeiras dificuldades. Parece que não sabemos assimilar o obstáculo que nos impede de atuar na vida com real sentido, e não nos disponibilizamos a esse aprendizado, que é a chave para ir além do que enxergamos.

Torna-se importante querer acordar à vontade, porque a vida exige muito mais vontade que inteligência. A vontade nos impulsiona a uma vida com mais significado, produtiva, plena e agradável; uma vida feliz de fato. Porque a vontade nos faz identificar em nós, o que amamos fazer, no que somos realmente bons em fazer, o que podemos fazer com esmero e ainda ser pagos para isso e contribuir para um mundo melhor.


À vontade nos faz acordar a nossa inteligência interior e nos motiva em nossa vocação, profissão, paixão e missão de vida.

Para que possamos atuar no aqui-agora com vontade, temos que entender a linha do tempo comum a todos: passado, presente futuro.

O passado, embora haja muitas pessoas apegadas a ele, sinto muito informar o que você já sabe: – ele não nos pertence mais. Estimo que 70% das pessoas estão vivendo no tempo passado, tendo como predominante em suas vidas os sentimentos de culpa e nostalgia.

Vejo o futuro como uma prospecção; ele ainda não chegou não nos pertence, mas, no entanto, arquitetamos e projetamos nossos devaneios e ansiedade em algo ou alguém que muito provavelmente não chegará, não será… 25% das pessoas vivem assim: projetando, imaginando, sonhando… E todos nós nos esquecemos do que fundamental: – Só SOU, Só EXISTO Aqui-Agora! Viver e querer viver o instante presente é a chave que abre a outras riquíssimas possibilidades quando sabemos enfrentar com igual teor de alegria os momentos com e sem obstáculos. Não adianta empacar diante da pedra, e se imaginar lá na frente, no caminho mais arborizado e leves brisas. Empacar é o aprendizado que nos permite assimilar o sentimento presente, digeri-lo, entendê-lo para conseguir avançar.


E a vida é assim, cheia de aspectos essenciais, importantes e acidentais. Se nos capacitamos emocionalmente e psicologicamente bem, saberemos nos dedicar ao essencial, tendo tempo para uma coisa de cada vez: Viver é usar toda a sua inteligência e toda a sua vontade e direcioná-las ao essencial no seu instante presente.

motivados-para-vencer-capa-e-foto-01

Entendendo este simples raciocínio, passaremos a confiar mais em nossas habilidades porque nos reconheceremos de fato e nos aceitaremos, com toda as nossas fraquezas e positividades.

Assim fica mais fácil e ampliado:


1- A Realização Pessoal: aceitação dos fatos, ausência de preconceito (consigo e com os outros), espontaneidade, criatividade, maior senso de moralidade.

2- Estima: respeito de si mesmo, dos outros e aos outros, confiança, conquista, autoestima, humildade em aprender e ensinar.

3- Relacionamento: vínculos saudáveis de amizade, familiares e segurança na intimidade sexual, aceitação e segurança de quem se é, segurança de recursos, dentre outros.

Se estamos aqui para aprender a desatravancar o obstáculo, temos como nossa principal função, transformar o que sabemos e amamos fazer em realização pessoal. O que nós desenvolvemos como a principal atividade diária, é o que nos proporciona crescimento na vida. O que motiva e torna a maior parte da vida produtiva é o que nos faz sermos e termos entusiasmo em executar. E isso não está necessariamente intimamente ligado com a sua profissão.


Para viver o essencial temos que definir o objetivo:

  • Saber e querer o essencial,
  • Ter concentração para alcançar o objetivo,

  • Ir além dos limites testando-o,
  • O que você pode fazer a mais do que já consegue realizar?
  • Recomeçar – sempre que necessário, tente novamente,
  • Domine o comodismo,

  • Pare de mentir para si mesmo,
  • Discipline-se em função dos seus objetivos.

Para isso tudo fluir, mantenha uma boa saúde física e mental. Descanse e relaxe, curta a vida, pois as melhores ideias surgem nestes momentos. E nunca esqueça que ter uma atitude positiva diante das dificuldades nos fortalece e impulsiona para querer saná-las.


Sempre tome iniciativas. Não espere muito, arrisque uma saída heroica, faça, assuma o que faz e diz: não se omita.

Discuta suas opiniões, esteja aberto a ouvir. Saiba calar. Desenvolva uma visão criativa, inovando e evitando copiar algo já exposto. Organização e responsabilidade são fatores para que tenha tempo para o que realmente vale a pena. Dessa forma, passará do plano de choro para o de ação, reclamando menos e transformando a sua realidade.

motivados-para-vencer-foto-02

Aja com vontade, seja entusiasmando com a vida! Tenha dentro de si os deuses e acredite na sua capacidade de transforma a sua realidade!

Cynthia Miranda Martins – Trecho da palestra Motivados para Vencer.

Lista definitiva com a única coisa que você ‘’deve’’ fazer em qualquer idade!

Artigo Anterior

Ninguém tem autoridade para julgar ninguém!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.