publicidade

Mude suas crenças e mova montanhas!

“Todo o que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, se não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre. Por isso, vos digo: tudo o que pedires em oração, crede que o obtereis e o haveis de conseguir” (Marcos 11, 23-24)



Tudo o que nos acontece é reflexo de nossas escolhas, conscientes ou inconscientes.

Construímos o nosso futuro com base em nossas crenças, no que pensamos e em como nos estamos sentindo hoje, ou seja, nossa comunicação interna, nossos estados emocionais.

Significa dizer que somos nós que criamos a nossa realidade. A questão é saber se a sua realidade está sendo construída com base em escolhas conscientes, em crenças poderosas que atraem o que você deseja e lhe auxiliam a conquistar os seus objetivos, ou em crenças limitantes, que lhe aprisionam na escassez, no insucesso e no medo.

É muito importante ter a consciência desse processo para controlar seu cérebro e construir mapas da realidade que produzam estados emocionais desejados, que colaborem com o seu sucesso.


Mapas ou modelos mentais são as representações da realidade construídas com base em experiências vivenciadas. Duas ou mais pessoas, por exemplo, podem viver a mesma experiência e, no entanto, interpretá-las de maneiras distintas em razão dos seus modelos mentais.

“Modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influem a nossa maneira de compreender o mundo e nele agir”. Peter Senge

Se o seu parceiro ou parceira não chega em casa no horário combinado, se não responde o whatsapp imediatamente, mesmo estando online, se um dia está mais calado do que de costume, como fica o seu estado emocional? Qual a construção mental que você faz dessas situações com base no seu mapa, nos seus modelos mentais? Essa construção sempre traduz a realidade?


Uma mulher, por exemplo, que já tenha sido traída ou abandonada, com base nessas experiências, pode construir “mapas da realidade” a respeito de relacionamentos que tornem sua convivência amorosa insustentável em razão do medo, da insegurança e de conflitos gerados.

A realidade/território pode ser desenhada de formas variadas a depender de quem a esteja projetando. O mapa, no entanto, não é o território. É, apenas, uma interpretação da realidade.

Aqui se aplica um dos pressupostos da Programação Neurolinguística – PNL, de que o “mapa não é o território”. A PNL, de forma muito simplificada, é a ciência que estuda como os pensamentos e modelos mentais afetam o nosso sistema nervoso. Criou uma metodologia que nos auxilia a melhorar a nossa comunicação verbal e não verbal para alcançar a excelência. É, portanto, a ciência da excelência humana.

Como você tem se sentido? Qual é o diálogo interno que comumente você estabelece consigo próprio? Quais as afirmações que você emite sobre relacionamentos, amor, trabalho e dinheiro? Qual a imagem mental que você tem de suas capacidades?

Dirigir seus estados emocionais, com base em crenças fortalecedoras, é fundamental para alcançar a excelência. Por isso, a associação do processo de Coaching com a PNL é tão poderosa.

“Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”. Napoleon Hill

O que você quer? No que você acredita? Se você quer obter resultados diferentes do que aqueles que está atraindo para a sua vida, pode começar mudando os seus pensamentos, ações, sentimentos e suas crenças.

As decisões que você toma na sua vida são baseadas em suas crenças e valores.

Cabe a você decidir no que quer acreditar a respeito da sua vida, do dinheiro, das pessoas. Você pode optar por crenças fortalecedoras, que lhe conduzem na direção do sucesso ou em crenças limitantes, que lhe aprisionam em uma realidade não desejada.

Então, no que você decide acreditar?

Fez sentido para você? Lembre-se de curtir e compartilhar!

Faça o que você ama ou ame o que você faz, seja feliz, volte sempre aqui e continue brilhando!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.