6min. de leitura

Muitas vezes, dizer não pode ser um grande ato de amor!

Você tem dificuldades em dizer não? Ou conhece alguém que tem alguma dificuldade em negar os pedidos de outras pessoas?  

Muitas vezes, na tentativa de não magoar o outro, você pode acabar assumindo responsabilidades que não lhe pertencem, ficando sobrecarregado (a). E isso pode gerar frustração, irritação e estresse.  


Devemos olhar o que está por trás da nossa dificuldade de dizer NÃO.

Em muitas situações, a tentativa de agradar todas as pessoas, de ceder aos seus desejos e suas vontades, pode ser a forma mais fácil de deixar de lado suas próprias necessidades, ou de enfrentar as suas dificuldades.

Para ser uma boa pessoa e estar disposta a ajudar, é necessário saber, em alguns momentos, dizer NÃO. O não dito no momento certo pode ser o melhor remédio para a cura do outro.


Dizer não para muitas pessoas é uma tarefa complicada, mas se você está disposto a ajudar o outro, em algum momento isso se fará necessário. Ao contrário, você pode se tornar para o outro apenas uma muleta.

Saber dizer NÃO não o qualifica como um mau amigo, um pai rigoroso ou uma mãe incompreensiva.

Muito menos você não estará deixando de ser uma pessoa prestativa. Pelo contrário! Um NÃO no momento certo pode dar um novo sentido à vida do outro.  

Com essa atitude você não estará deixando de ser uma pessoa obsequiosa. Você estará apenas assumindo suas próprias escolhas e optando por fazer apenas aquilo que está ao seu alcance.


Muitos que sempre dizem SIM são pessoas com baixa autoestima. Acreditam que estar sempre fazendo o que os outros solicitam é uma maneira de ser querido e respeitado pelos outros.

Precisamos ter consciência de que quando dizemos SIM para o outro estamos pagando um preço para isso.

Talvez esse preço seja ficar uma hora a mais no trabalho, enquanto sua família o espera para o jantar. Ou cancelar uma ida ao cinema para ficar cuidando do neto, enquanto seu filho se esbalda na balada com os amigos. Em muitas situações, quando nos esforçamos para agradar o outro estamos, na verdade, sacrificando nossos próprios interesses.

Mesmo sabemos que não há tempo para assumir outros compromissos, e que ao aceitar um pedido de alguém ficarão sobrecarregadas, muitas pessoas têm uma enorme dificuldade de dizer não.  

Por que para algumas pessoas é tão difícil dizer não?  

Para você, pode ser por gostar de estar sempre disposto a ajudar. Se alguém o procura pedindo algo emprestado ou um favor, você quer manter a “boa fama” de pessoa legal, mesmo se tiver que sacrificar algum desejo próprio.  

Pode ser que você tenha a crença que dizer NÃO é ser mal educado.

Você não quer se tornar a “ovelha negra” do seu grupo social, por isso aceita o convite do facebook daquele sujeito que você considera uma “mala”. Para manter sua boa índole perante a sociedade, você não consegue sair daquele grupo de WhatsApp que não pediu para participar.

Você pode aceitar fazer algo que detesta por medo de perder uma oportunidade e ver as portas se fecharem. Podemos ver isso nas trocas de favores, a reciprocidade que favorece a corrupção.  

Você pode dizer SIM, mesmo querendo dizer NÃO, para manter a sua posição social, o seu emprego e garantir o seu alto salário. Mesmo que as atitudes tomadas contrariem os ensinamentos de seus pais. Nesse caso, provavelmente, você é  um fantoche nas mãos de alguém.

Existem centenas de justificativas para você continuar dizendo NÃO. Os sentimentos de culpa, medo, vaidade e o egoísmo podem lhe trazer resultados prazerosos a curto prazo, mas sementes jogadas no solo a longo prazo vão germinar, crescer, florescer e frutificar. Você não terá como seguir em frente, sem antes provar o sabor de cada fruto que semeou. Assim atua a lei.  

Muitas pessoas precisam urgentemente ter consciência da importância de aprender a dizer NÃO. Ao contrário, corre-se o risco de perder o controle de suas próprias vidas. Corre-se o risco de fazer o que os outros pedem se tornar uma rotina em suas vidas, mesmo que esses atos sejam ilícitos.  

É necessário que em algum momento você saiba estabelecer limites, não ceder diante de um manipulador, mesmo que esse seja seu filho. As manipulações e chantagens dos outros não podem ter poder sobre você. 

Nesse momento, saber dizer NÃO pode ser a sua maior prova de amor para o outro.  

Diga NÃO, sem sentimento de culpa, desde que esse NÃO seja também um ato de AMOR.


Direitos autorais da imagem de capa: Garon Piceli from Pexels





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.