Comportamento

Mulher critica os pais que exigem gratidão e lealdade dos filhos: “Eles não nos devem nada”

O vídeo de Lisa teve mais de 5 milhões de visualizações e 736 mil curtidas, mas muitos usuários discordaram completamente da abordagem da mãe.



A criação dos filhos é uma das áreas em que o maior número de pessoas gostam de opinar. Chegam com seus argumentos – nem sempre baseados em evidências – e qualquer discordância vira palco para embates homéricos. A realidade é que cada família vai adotar a dinâmica que melhor lhe convier, sempre respeitando o bem-estar e a individualidade dos filhos, mas que nem sempre será igual em todos os lares.

Uma coisa é certa: quando o assunto é respeitar a criança como se fosse um indivíduo, muitos ainda discordam e acabam expondo seu ponto de vista, que geralmente inclui a obediência e o respeito como principais eixos.

A dona de casa Lisa Pontius, de 33 anos, que mora na Carolina do Sul (Estados Unidos), viu um vídeo viralizar em questão de horas no TikTok, chegando a mais de 5 milhões de espectadores.


Acostumada a usar seu perfil para mostrar sua perspectiva em relação à criação dos filhos, seus vídeos já variavam de 20 mil a 200 mil visualizações. Chamando a atenção do público com o título “Os filhos não devem nada aos pais”, a mulher respondeu a críticas recebidas por um vídeo anterior.

Na ocasião, ela falava sobre estabelecer alguns limites com a própria mãe, e alguns seguidores não gostaram, afirmando que ela deveria mostrar mais “gratidão” por tudo que recebeu. Lisa não apenas discordou, como também afirmou que os filhos não devem aos pais um “certo tipo” de relacionamento e que, em alguns casos, nem sequer respeito chegam a lhes dever.

Para a dona de casa, é trabalho dos genitores e responsáveis sustentar os próprios filhos, e arcar com essa responsabilidade sem esperar nada em troca. Mesmo que muitos não estejam à altura da parentalidade, atender às necessidades físicas e financeiras das crianças é o mínimo que devem fazer.

Direitos autorais: reprodução TikTok/@itsme_lisap.


Direitos autorais: reprodução TikTok/@itsme_lisap.

Para a mulher, os pais não podem amar e sustentar os próprios filhos esperando que eles obedecerão cegamente às suas ordens no futuro. Como enxerga as crianças como pessoas, ela também acredita que não existe nenhuma dívida por terem sido cuidadas pelos pais na infância. Muitos seguidores apoiaram a postura de Lisa e acreditam que esse é um problema encontrado nas gerações mais velhas.

De acordo com entrevista para o BuzzFeed, Lisa afirma que tem bom relacionamento com os pais e que, assim como a distância, em muitas ocasiões, é necessária, também é preciso estabelecer limites e sempre buscar a melhor forma de comunicação com eles.

Ela espera que os pais, principalmente os que tiveram filhos há pouco tempo, percebam como a relação com os bebês é delicada e precisa ser construída no dia a dia. Um dia, segundo Lisa, os filhos vão se tornar adultos e, nessa hora, vão decidir se querem ou não os pais por perto.


Direitos autorais: reprodução TikTok/@itsme_lisap.

E precisam de uma boa razão para isso, e o autoritarismo, acompanhado de castigos e hostilidades, não são a melhor forma de chegar a esse resultado. Embora tenha sido defendida por muitos pais, para outros, ela está equivocada, já que o respeito e a gratidão são a “base para qualquer relacionamento”.

Para outros pais, se os filhos crescerem sem regras em casa, vão se tornar adultos folgados, sem nenhuma noção de limites. Mas a mulher continua com sua abordagem e acredita que todos são indivíduos e devem ser tratados igualmente, independentemente da idade.


Depois de filha desvalorizar o esforço materno e ser mal-educada, mãe a faz vender chicletes na rua

Artigo Anterior

Garçom de 17 anos é espancado por dupla que se recusou a pagar almoço de crianças no litoral de SP

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.