Comportamento

Mulher é criticada por “apalpar” peito de ator da Disney: “Se fosse o contrário, seria preso”

2 capa Mulher e criticada depois de apalpar peito de ator da Disney Se fosse o contrario seria preso

Considerada “conduta inapropriada”, muitos usuários criticaram a jovem, afirmando que o corpo masculino também merece ser respeitado tal qual o feminino.



No Brasil, de acordo com a Lei nº 10.224, de 15 de maio de 2001, “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual” é considerado assédio, podendo acarretar de um a dois anos de prisão.

Ainda de acordo com a Lei nº 13.718, artigo 215-A, “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso” apenas para satisfazer suas vontades ou as de terceiros é considerado importunação sexual e pode acarretar de um a cinco anos de reclusão.

Casos em que a vítima se sente desconfortável, constrangida ou até mesmo pressionada a fazer algo que não deseja estão cada vez mais sendo debatidos, em busca de punições efetivas contra comportamentos que reproduzam o assédio sexual. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, cerca de 9% das brasileiras já sofreram assédio sexual alguma vez.


Não é preciso haver ato sexual para que a vítima se sinta importunada ou violentada, existe uma gama de comportamentos que podem sim afetar e constranger quem sofre o crime.

As mulheres são as principais vítimas dos casos de assédio e importunação sexuais, já que a desigualdade de gênero encontra raízes nas relações de poder hierarquizantes, em que a submissão feminina é reforçada historicamente pela sociedade.

Mas os abusos também acontecem com meninos e homens, com a diferença que as subnotificações se tornam o principal fator de alerta. Muitos demoram a vida inteira para compreender que um episódio do passado foi um caso de assédio, sendo que outros nunca vão falar publicamente sobre a questão por medo e vergonha de ter a orientação sexual questionada.

No Brasil, os dados do Disque 100, canal de denúncias que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mantém, apenas 18% dos registros de violência sexual contra crianças e adolescentes faziam referência ao sexo masculino. Se entre as vítimas do sexo feminino 46% têm entre 12 e 17 anos, na mesma faixa etária, apenas 9% das vítimas do sexo masculino denunciam os abusos.


2 2 Mulher e criticada depois de apalpar peito de ator da Disney Se fosse o contrario seria preso

Direitos autorais: reprodução Reddit/Rooonaldoo.o99.

Um caso compartilhado na rede social Reddit recentemente chamou a atenção dos usuários, que não perderam tempo ao comentar o episódio. O vídeo de uma jovem num passeio na Disneylândia (Califórnia – Estados Unidos), tentando tirar uma foto com um ator do parque que interpretava “Gaston” viralizou e revoltou muitas pessoas.

No parque, é comum que muitos atores fiquem espalhados, vestidos como alguns dos personagens mais clássicos das obras da Disney, para que tirem fotos com os visitantes. O homem que interpretava “Gaston”, do desenho “A bela e a fera”, ficou desconfortável quando uma jovem, que se aproximou para tirar fotos, “apalpou” seu peito.

A conduta inapropriada constrangeu o ator, que pediu imediatamente à visitante que se retirasse do local, recusando-se a posar para a fotografia. No vídeo compartilhado no Reddit, é possível ver que a jovem não levou a sério o pedido do homem, e tentou novamente tocá-lo sem seu consentimento, fazendo com que ele seja ainda mais incisivo.


O ator se protegeu da segunda tentativa da mulher e disse: “Acabou”. Sem achar nem um pouco de graça na situação, ele ainda afirmou que no local existem crianças, reprovando totalmente o comportamento da jovem. Nas redes sociais, muitos usuários fizeram questão de reforçar que a atitude, além inapropriada, teria outro peso, caso tivesse sido perpetrada por um homem contra uma vítima do sexo feminino.

De novo? Mãe de Gabriel Medina fica com 90% do que a filha ganha

Artigo Anterior

Antes do final do ano, estes 4 signos conquistarão o maior desejo de seus corações!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.