Mulher nenhuma merece ter a autoestima “arranhada” só para ficar com alguém



O que é negging? E como os homens usam isso a seu favor?

Se você já ouviu frases como essas, provavelmente já foi vítima de negging e não sabia:

Você é muito bonita, não achei que seria inteligente!

Você é delicada, mas seus pés são um pouco grandes. Desculpe, mas acho que você cuspiu em mim enquanto falava. Você não é a mulher mais bonita com quem saí, mas não ligo para isso. Acho que não a reconheceria sem maquiagem. Você fala muito, como faz para desligar? É melhor você se focar na salada para não sair da dieta.

O negging é uma estratégia de sedução normalmente usada para seduzir mulheres consideradas muito bonitas ou superiores intelectualmente ou que tenham uma independência financeira superior àqueles que o praticam.

Segundo esta lógica, algumas mulheres estão acostumadas a serem bajuladas o tempo todo e estão sempre recebendo elogios pelos mesmos motivos.

O negging funcionaria como um gatilho de desafio na cabeça da mulher bajulada, que passaria a tentar a aprovação do homem que a trata com menor valor. Seria uma troca de posição de poder.



As frases dos neggings, como as citadas, funcionam como um “duplo vínculo”, onde o locutor tem duas intenções: a de elogiar e ferir.

As frases possuem um aspecto agressivo “maquiado” e podem funcionar se a mulher estiver com uma baixa autoestima ou ainda não tenha total consciência do seu valor. Assim, ela acredita que deve ficar com a outra pessoa, ou para provar o seu valor ou porque acredita mesmo que lhe faltam qualidades e, assim, deve ficar com a pessoa, porque ela a aceita, mesmo com tantas faltas.

O negging pode ser uma simples insegurança masculina ou pode caminhar para situações mais graves, onde existem características narcísicas ou perversas no vitimador. Pode se transformar em uma relação abusiva, quando o outro sempre diminui a parceira para se sentir melhor e ter o domínio sobre a relação.

Uma mulher que já estiver em um momento vulnerável ou não estiver segura sobre todas as suas potencialidades pode sofrer muito com uma situação assim.

Se você cair em uma cilada dessa é importante saber se posicionar. É importante dizer que não gostou, que não achou engraçado ou não a atemorizou. Se for só insegurança masculina, talvez ele use outra estratégia para conquistá-la, pois percebeu que, com você, o negging não funciona.

Mas se por acaso ele se desinteressar? Aí, minha querida, é um grande livramento em sua vida! Mulher nenhuma merece ter a autoestima “arranhada” só para ficar com alguém.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.