Comportamento

Mulher que sofre de lúpus celebrou laqueadura após anos tentando aprovação médica: “Muito feliz”

Após muitos anos tentando, a mulher finalmente conseguiu realizar a laqueadura. Conheça sua história!



A laqueadura é um procedimento para esterilização de mulheres que não desejam uma gravidez futura, que nunca sonharam em ter filhos ou mesmo daquelas que não se imaginam sendo mães novamente.

Apesar de essa ser uma realidade bastante comum, esse não é um procedimento fácil de conseguir. Uma mulher dos Estados Unidos relatou ao portal The Daily Beasta sua luta de anos até conseguir a operação.

Sadie, de 27 anos, cresceu numa família religiosa do Texas, que lhe ensinou que os filhos dão sentido à vida e que só viraria uma mulher depois que tivesse os seus herdeiros. Na infância, ela sonhava em ser mãe.


Direitos autorais: reprodução TikTok/@sorenstone.

Mas a vida mudou os seus planos. Diagnosticada com artrite reumatoide ainda muito nova, durante muitos anos ela tomou medicamentos fortes, conhecidos por induzir espontâneos. No entanto, aos 16 anos, engravidou de gêmeos, os quais perdeu logo depois.

Quando tinha 22 anos, decidiu fazer laqueadura, mas seu ginecologista se recusou a fazer o procedimento, dizendo que ela precisaria de autorização do então marido, mas este também se recusou a apoiar a ideia. Com o fim da união, ela se mudou de estado e sofreu um acidente, o qual causou um “surto” no seu sistema imunológico, o oposto do que provoca a artrite reumatoide.

Os cabelos de Sadie caíram aos punhados e ela notou manchas brotando por toda a sua pele. Além disso, suas unhas ficaram pretas. Ao procurar outro médico, ela recebeu um diagnóstico que não esperava: lúpus, uma doença autoimune altamente debilitante.


Nesse momento, ela teve ainda mais certeza de que precisaria de uma laqueadura, porque uma gravidez colocaria sua vida em risco. A mulher também parou para pensar nas grandes responsabilidades se tivesse uma criança, e não se achava capaz de lhe prover todo o necessário.

Direitos autorais: reprodução TikTok/@sorenstone.

No entanto, a resistência dos médicos continuava grande, mesmo levando em consideração sua condição de saúde. Sadie chegou a procurar oito profissionais em anos de tentativa, até que finalmente, no ano passado, conseguiu fazer a laqueadura, e compartilhou com as pessoas que a acompanham no TikTok.

Quando soube que não engravidaria mais, declarou estar muito feliz e se sentindo “validada” e “ouvida” pela médica que a operou. Apesar disso, deixou bem claro que não achava que toda a espera fosse correta e que a laqueadura não deveria ser tida como uma “vitória”, mas como cuidado de saúde adequado. Nos comentários, muitas mulheres disseram que também enfrentam a rejeição dos médicos.


Recém-nascida morre asfixiada após ser esquecida na cama dos pais

Artigo Anterior

Homem surdo acusou policiais de o agredirem e prenderem por não entender o que diziam em abordagem

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.