Pessoas inspiradoras

Mulher transforma árvore morta em uma pequena e encantadora biblioteca

Capa Facebook Mulher transforma arvore morta em uma pequena e encantadora biblioteca
Comente!

A paixão por livros e a criatividade deram à antiga árvore um lindo fim.

Os livros fazem parte da história da humanidade, contribuindo com momentos importantes e carregando o poder de levar informação e histórias emocionantes escritas por grandes personalidades.

O avanço da internet contribuiu para que os jovens do século 21 parassem de ler conteúdo em formato físico, consumindo textos digitais, incluindo postagens nas redes sociais. As chances de um adolescente ainda se interessar por livros são baixas, usufruindo deles apenas em lugares em que sejam necessários, como escolas e universidades.

No Brasil, grandes empresas do ramo editorial viram suas economias afundarem, o público que costumava consumir os livros físicos se adaptaram às novidades trazidas pela tecnologia e passaram a consumir os conhecidos e-books, livros digitais que você pode guardar na biblioteca do telefone celular ou do tablet.

Ainda existe uma parcela da sociedade que prefere folhear páginas, como Sharalee Howard. A estadunidense é amante dos livros e trabalha numa biblioteca municipal. Em frente à sua casa, havia uma árvore de aproximadamente 110 anos, cujos galhos caíam com frequência, acertando uma vez o carro do filho de Sharalee. Cansada da situação, a moradora procurou maneiras de dar um fim digno à árvore centenária sem precisar arrancá-la.

Howard planejou construir uma pequena biblioteca utilizando o tronco como a estrutura principal. A biblioteca conta com algumas prateleiras e uma porta de vidro com design francês.  A vizinhança aplaudiu a ideia da moça.

Toda contente com o resultado final, Sharalee decidiu publicar a foto em seu perfil do Facebook, mas foi surpreendida com a repercussão da sua obra no mundo. Vários jornais já a procuraram para conhecer um pouco da sua ideia original e criativa.

Com a publicidade da obra sui generis, o que era para ser uma simples biblioteca do bairro, transformou-se em ponto turístico da cidade, atraindo visitantes de todos os cantos. Nas estantes, os livros não ficam parados, porque o fluxo de leitores semanalmente é grande e de vários lugares dos Estados Unidos.

2Mulher transforma arvore morta em uma pequena e encantadora biblioteca

Direitos autorais: Facebook / Sharalee Armitage Howard.

O projeto é gratuito, a única regra a ser cumprida é o leitor pegar um livro e deixar outro para o próximo que visitar a biblioteca.

A obra sustentável faz parte do projeto Little Free Library, uma organização sem fins lucrativos, que conta com mais de 100 mil pequenas bibliotecas públicas espalhadas pelo mundo. A primeira biblioteca integrante do grupo foi construída em 2009, pelo fundador já falecido Todd Bol, em Wisconsin, também nos EUA, e desde então todas as participantes desse movimento operam com o mesmo objetivo: distribuir leitura gratuita.

Os modelos das pequenas bibliotecas da organização variam, existem as mais simples, como uma casinha de pássaro e algumas construídas utilizando destroços de foguetes ou micro-ondas. A porta-voz do movimento declarou que a ideia de Sharalee foi incrivelmente surpreendente, elevando o nível de criatividade.

A parte mais divertida para a proprietária é analisar os livros deixados pelos visitantes. Em entrevista para o jornal The Washington Post, ela diz sempre observar os títulos das edições que todo leitor deixa para o próximo, torcendo para que sempre os novos visitantes escolham títulos diferentes dos usuais, deixando registrada a leitura e a experiência nas recordações.

3Mulher transforma arvore morta em uma pequena e encantadora biblioteca

Direitos autorais: Facebook / Mickey Howard.

A norte-americana colocou sua casa à venda e um dos principais pedidos dela é que o próximo dono seja escolhido a dedo e prometa cuidar da biblioteca autossustentável mais famosa da região.

Linda atitude e um fim digno para a árvore centenária.

Comente!

Após 31 anos sem cortar o cabelo, mulher vira “Rapunzel” com 1,95 metro de madeixas

Artigo Anterior

Mulher carinhosa alimentou sem-teto com as sobras de comida do casamento de seu irmão

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.