Comportamento

Homens e mulheres famosos deixam cabelos brancos, mas comentários são divergentes!

Foto: Reprodução
brancos

A diferença é nítida ao comparar os comentários dos homens e das mulheres que deixaram os cabelos naturais!

Assumir os fios brancos, geralmente, é um processo bastante desafiador para as pessoas, por causa do tabu em torno do processo natural da vida: o envelhecimento. É mais comum também que as mulheres tratem o tema com mais delicadeza, visto que isso pode “impedir” os padrões de beleza atual. Entretanto, felizmente, muitas celebridades têm quebrado esse tabu, deixando os fios à mostra e conversando mais sobre o tema nas redes sociais, porém, os comentários comparados aos homens são divergentes.

Fafá de Belém

A cantora Fafá de Belém, 65, deixou de lado os cabelos castanhos para assumir de vez seus fios brancos. Em entrevista ao GShow, a cantora falou que pensava nessa mudança há uns 3 anos, porém, sempre acabou adiando pela influência de outras pessoas. Assim, no final de 2019, Fafá iria interpretar um guru de cabelos brancos e decidiu deixar o seu cabelo natural.

Screenshot 28 1

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

Apesar das críticas sobre ser uma “velha descuidada”, além de mensagens durantes as lives para pintar o cabelo, Fafá de Belém afirmou que não tem medo de envelhecer e que este tabu está enraizado na sociedade apenas para pressionar as mulheres.

Gloria Pires

Outra famosa que anda discutindo a importância da desconstrução dos padrões de beleza é a atriz Gloria Pires, de 58 anos. Ao jornal O Globo, ela comentou que tinha vontade de deixar o cabelo natural há algum tempo e quando falou para sua família, eles ficaram com receio da transição de seu visual. Apesar disso, ela continuou o processo e hoje se sente bonita e empoderada.

Screenshot 29 1

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

No Instagram, a atriz tem costume de falar sobre auto aceitação e confiança, além de desabafar sobre as críticas que sofreu quando decidiu deixar os cabelos brancos. Mas mesmo assim, mostra-se confiante pela mulher que se tornou, sem pressão para seguir o que a sociedade determina.

Screenshot 30 1

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

Marieta Severo

A atriz Marieta Severo, 75, é uma das famosas mais recentes que assumiu os cabelos brancos. Para interpretar a Vó Noca, personagem da novela “Um Lugar ao Sol”, na Globo, a atriz se aliou à transição capilar e assumiu suas madeixas com orgulho. Além do mais, a novela também traz o debate sobre a velhice e estereótipos em relação aos idosos.

Screenshot 31 1

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

Conforme O Dia, Marieta falou que colocar isso em destaque é muito importante, pois a tendência é deixar os idosos de lado. A atriz também afirma que abrir essa discussão faz com que as outras pessoas valorizem a velhice.

Ao podcast “Novela das 9”, do GShow, a artista disse que se sentia livre ao abandonar as tinturas de cabelo após quase 30 anos, por ser mais prático e funcional. Ela também destaca que não dá mais para fingir ser uma mulher de 30, 40 ou 50 anos, pois quer estar bem e adequada para personagens da sua idade. Ao fim, ela deixou um recado importante a seus fãs, dizendo que é preciso aceitar e estar confortável consigo mesma ao longo dos anos.

Preta Gil

A cantora e atriz Preta Gil, também usa suas redes sociais para compartilhar cliques naturais, que exaltam sua beleza real. Há quase dois anos, ela largou as tinturas de cabelo para finalmente conviver com seus fios brancos.

Em 2021, a cantora usou as redes para falar sobre a liberdade que sentia com o novo visual. E pediu para que as pessoas respeitassem seus cabelos brancos. Para ela, é uma grande liberdade poder ver o tempo passar sem lugar contra ele.

Samara Felippo

Samara Felippo é outra atriz famosa que sempre se posicionou junto com o empoderamento feminino em suas redes sociais. Desapegando dos padrões, durante a quarentena do COVID-19, ela assumiu os fios brancos com orgulho.

O tema aparece frequentemente em seu Instagram, onde Samara exalta a importância de se livrar dos padrões estabelecidos pelo machismo. Em várias ocasiões, ela comenta como isso afeta a saúde das mulheres, além de já ter afirmado que tem várias coisas, como celulites e varizes, que são consideradas “feias” por muitos.

Cabelos brancos nos homens é diferente

Apesar dos avanços que tem acontecido na sociedade, acerca de tabus como esse, infelizmente, o cabelo grisalho ainda é visto como um “prazo de validade” das mulheres. Enquanto para os homens, assumir o cabelo natural é sinal de virilidade.

Screenshot 32 1

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

Um dos famosos que assumiu o grisalho recentemente foi o ator Reynaldo Giannechini, de 49 anos. Ao fazer isso, ele recebeu inúmeros elogios na internet, sendo chamado de “charmoso” e “perfeito”, mantendo o seu “título” de galã brasileiro.

Bruno Gagliasso é outro famoso que, aos 40 anos, tem deixado os cabelos e barba envelhecerem naturalmente. Enquanto as mulheres são julgadas pelas suas escolhas, o ator só recebe elogios pela mudança do visual.

Além dele, também há Marcos Mion, o apresentador que tem sido bastante elogiado, não somente por seu cabelo, mas pela barba grisalha, que acabou virando sua marca registrada. No Instagram, ele relatou um pouco desse processo: “Minha barba foi embranquecendo de cima pra baixo mesmo, e deu um estaile! Mas do jeito que é minha vida, não vai demorar muito pro branco dominar tudo! Tenho certeza…”

Screenshot 33 1

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

Para Otaviano Costa, 49, os cabelos brancos também não foram diferentes dos outros homens, onde teve o visual elogiado pelos fãs.

Apesar de tudo, não é novidade que os adjetivos recebidos pelos artistas por causa dos cabelos platinados são diferentes quando se tratam das mulheres. Infelizmente, os padrões de beleza impostos às mulheres são bem mais agressivos se comparado aos homens, mas com ajuda dos posicionamentos dessas famosas, é possível abrir novos diálogos sobre o assunto e mudar os pensamentos retrógrados das pessoas.