Mulheres que se levantam cedo são menos propensas a depressão, de acordo com estudo

A grande maioria das pessoas não gosta de levantar cedo, mas, de acordo com alguns estudos, esse hábito pode influenciar diretamente na saúde mental, principalmente para as mulheres.



Especialistas acreditam que as mulheres com um hábito regular de levantar cedo possuem menor probabilidade de desenvolverem depressão ou outro distúrbio emocional do que as que acordam mais tarde, e que esse benefício se deve à exposição à luz solar.

Um estudo da Universidade de Colorado, EUA, realizado com 32.000 mulheres de aproximadamente 55 anos mostrou que as mulheres classificadas como noturnas possuem uma maior chance de sofrer de depressão.

Existe um estudo de que pode identificar os riscos de uma mulher sofrer de depressão, levando em conta à exposição ao sol. É o estudo chamado cronotipo (que analisa a variação de nossos relógios biológicos).


A líder do estudo, Céline Vetter falou sobre:

“Pode haver um efeito de cronotipo sobre o risco de depressão que não é motivado por fatores ambientais e de estilo de vida”, porque a depressão é um transtorno mental comum que afeta uma em dez pessoas, pelo menos uma vez na vida.

Mas as pessoas que optam por dormir até mais tarde não estão totalmente prejudicadas.

“Quando e quanta luz solar é obtida também influencia o cronotipo e a exposição à luz também influencia o risco de depressão. Sim, o cronotipo é relevante, quando se trata de depressão, mas é um efeito pequeno. Levantar-se cedo parece ser benéfico e colher esses benefícios só depende de você”.

Para ajudar a receber mais benefícios e evitar o desenvolvimento dessa condição, Vetter recomenda ter uma rotina de sono saudável, praticar exercícios, passar mais tempo ao ar livre e receber luz solar frequentemente.


Quando fazemos isso, nós nos tornamos mais dispostos e criamos hábitos mais saudáveis, o que ajuda a equilibrar nosso horário de sono e melhora muito mais nossa qualidade de vida, evitando o desenvolvimento de doenças.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: ruigsantos / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.