Espiritualidade

Musicoterapia – melodia para a alma

Alguma vez você já conseguiu relaxar ao ouvir música?



Alguma vez, você ouviu uma música que imediatamente lhe despertou sentimentos fortes ou o transportou para alguma recordação especial?

Alguma vez, já sentiu como se uma força interior se manifestasse ao ouvir música?

Alguma vez cantou uma canção de embalar para tranquilizar um bebê?


Se respondeu “Sim” a alguma destas questões, então já experimentou o poder da música. Esse poder tem uma história milenar. Há 2000 anos a.c., quando o imperador da China queria saber como andavam as coisas nas suas províncias, convocava os músicos de cada uma delas para que tocassem para ele, e de acordo com a música que embalava o seu povo, o imperador sabia se este estava bem ou mal. Durante a Segunda Guerra Mundial, médicos e enfermeiros americanos constataram que os veteranos de guerra se beneficiavam com algumas sessões musicais, restabelecendo-se rapidamente de traumas físicos e psíquicos.

De fato, a resposta ao som musical permite avaliar os estados físico, cognitivo, comportamental, emocional e comunicativo. A música e o som afetam a atividade muscular, a respiração, a tensão arterial e o metabolismo, e desempenham função de apoio ao processo de mudança dos indivíduos. A música trabalha os hemisférios cerebrais, promovendo o equilíbrio entre o pensar e o sentir, resgatando a “afinação” do indivíduo, de maneira coerente com seu diapasão interno.

A melodia trabalha o emocional, a harmonia, o racional e a inteligência. A força organizadora do ritmo provoca respostas motoras, que, através da pulsação dá suporte para a improvisação de movimentos, para a expressão corporal.

musicoterapia-melodia-para-a-alma-capa-e-foto-02


Para usufruir desses benefícios e promover a autocura, reservei um exercício de relaxamento que utiliza a musicoterapia como um de seus componentes. Reserve um tempo que será totalmente dedicado a VOCÊ Se puder, prepare-se para o exercício seguindo as recomendações seguintes:

1- Prepare-se para o exercício… Tome um banho relaxante.

2- Utilize um óleo essencial (alfazema, lavanda, camomila, alecrim ou jasmim). Pode se utilizar um banho de ervas no último enxague.

3- Acenda uma vela e se for perfumada, melhor ainda, já que você merece sentir sempre gostosas fragrâncias…


4- Aperte o play ele te levará para o youtube. A frequência desta Música Celestial se comunica com a Inteligência Divina do corpo a um nível celular, elevando a consciência de cada célula. Enquanto a música acalma e conforta as células, a habilidade natural de se curar é intensificada.

E um ótimo exercício para você.

5- Sente-se com a coluna reta ou simplesmente deite-se confortavelmente.

Você deve praticar esse exercício o mais breve possível e sabe por quê?! Por que você merece uma vida harmoniosa e equilibrada sempre!


A maior desconstrução de padrão que já vi!

Artigo Anterior

As cinco dimensões da comunicação…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.