Na vida não existem vitórias ou derrotas: existem ciclos

Não são vitórias, não são derrotas: são ciclos!

Quem nunca se sentiu derrotado na vida, como se tudo estivesse saindo ao contrário, dando a impressão de que as coisas “não vão pra frente”?

Sim, todos nós passamos! Por isso temos a tendência de enxergar  essas situações como os “altos e baixos da vida”. Porém, a vida não é uma montanha russa brincando com nossas emoções. Ela não nos joga de um lado para o outro ao acaso. A vida é um complexo inteligente muito bem estruturado, que busca atender as nossas necessidades e a nossa evolução.

Você precisa entender isso para compreender que você nunca esteve lá em cima e nem lá embaixo. Não existe uma escala assim na vida.

Aprendemos a enxergar deste modo pela educação competitiva que nossa sociedade nos deu, pregando a velha ideia dos vitoriosos e derrotados, passando a imagem de que sucesso só tem aquele que tem o emprego dos sonhos, uma casa, filhos, um relacionamento estável, prestígio, fama, beleza (dentro dos padrões pregados, é claro), saúde e estrutura emocional.

Mas essa imagem “perfeita” de pessoa que a sociedade prega, simplesmente não existe. Este modelo não é real. Todos podem ter algumas dessas conquistas, mas também passam por conflitos e situações difíceis. Ninguém está livre disso.

Você não precisa se sentir culpado por não chegar lá, e nem acreditar que está no fundo do poço por estar passado por um momento difícil.

Você não foi derrotado porque perdeu o seu emprego, perdeu um ente querido, está com alguma doença, algum problema financeiro, acabou um relacionamento ou não teve seu amor correspondido.

Não são vitórias, não são derrotas: são ciclos! Cada ciclo na nossa vida traz uma lição preciosa a ser aprendida e um propósito de ser.

Existem ciclos que, sim, são muito difíceis. Mas são eles também que nos trazem o amadurecimento necessário para que possamos viver ciclos melhores. Quando sabemos aproveitar o aprendizado que determinado ciclo nos traz, damos um passo adiante no nosso crescimento interior. Nem sempre vamos estar vivendo aquilo que sonhamos, estar sendo o centro das atenções, ou conquistando tudo que queríamos.

Contudo, devemos lembrar que nem toda conquista é realmente um bem. E a vida sabe disso. Por isso ela age, levando-nos para as exatas situações que no momento precisamos passar.

Então, ao invés de nos revoltarmos com a vida, precisamos respirar fundo e aprender a ter a serenidade de enxergar as situações como são: passageiras.

Nada será sempre assim. Temos que nesse momento é fazer o melhor que podemos, e diante daquilo que não podemos fazer nada, confiar na vida e ter a paciência de esperar, procurando absorver as melhores lições que pudermos da situação. Isso é aprender a viver a sabedoria dos ciclos.

Portanto, evite comparar o seu ciclo ao dos outros ou amaldiçoar a vida acreditando ser um derrotado. Nós estamos apenas vivendo, e saber viver cada momento com sabedoria é a primeira atitude que tem aqueles que realmente querem ser felizes.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: photopiano / 123RF Imagens



Deixe seu comentário