Família

Nada em nossas vidas será igual quando nossos pais se forem

capanada em nossas vidas sera igual quando nossos pais se forem

A perda daqueles que mais amamos é uma das experiências mais dolorosas que precisaremos enfrentar em nossas vidas.



Quando chega o dia de dizermos “adeus” aos nossos pais, já sabemos que nada mais será igual ao que era antes.

Essas pessoas foram as que mais nos amaram e se dedicaram à nossa felicidade e sucesso. Desde que souberam de nossa existência, antes ainda de chegarmos a este mundo, nossos pais já nutriam por nós um amor verdadeiro e poderoso, e nos mostraram, dia após dia, o que significa ser amado de verdade.

Nossos pais e mães são nossos companheiros, super-heróis, defensores e maiores incentivadores. Eles nos impulsionam a atingir o nosso máximo potencial e sempre estão por perto para nos ajudar a levantar quando caímos.


Tê-los ao nosso lado nos torna fortes e corajosos, por isso é muito difícil aceitarmos quando eles se vão. Saber que nunca mais os veremos, abraçaremos ou ouviremos os seus preciosos conselhos é uma dolorosa realidade. Acostumar a tê-los apenas em nossos corações, e não mais ao nosso lado, requer muita força, e às vezes não sentimos que somos capazes.

Quando perdemos os nossos pais, perdemos também alguns de nossos maiores amores, somos privados da chance de continuar sendo crianças, recebendo seus beijos e abraços infinitos, e perdemos também o brilho da inocência, da certeza de saber que seremos sempre amados e aceitos, mesmo se o mundo inteiro nos virar as costas.

Quando nossos pais morrem, precisamos levantar a cabeça e enfrentar a vida como adultos de verdade, engolindo a nossa dor em diversos momentos e prestando apoio emocional àqueles que não sabem lidar com essa realidade. No momento da despedida, permitimos que vá, junto a eles, uma parte de nós, que pode nos fazer muita falta no decorrer da vida.

A verdade é que todos nós desejamos que nossos pais fossem eternos, por isso nunca estaremos realmente preparados para lidar com a sua partida, seja ela já esperada, por motivos de saúde, ou numa fatalidade, como um acidente. Vivendo essa experiência, somos invadidos por uma dor e um vazio intensos, que podem, mesmo quando já compreendidos, nos machucar, vez ou outra.


Quando perdemos os nossos pais, vivemos um dos lutos mais difíceis, em que nos sentimos abandonados, como se ninguém mais fosse capaz de trazer cor e alegria para as nossas vidas, e pode levar um tempo até redescobrirmos a felicidade.

No entanto, uma coisa que devemos sempre ter em mente é que aqueles que realmente amamos nunca vão embora. Ainda que a distância física exista, seu legado permanece vivo dentro de nós, guiando-nos pela vida, dia após dia.

Os pais infelizmente não são eternos, e em muitos casos acabam partindo desta vida muito antes de nós. Por esse motivo, é fundamental que aproveitemos cada segundo ao seu lado, comprometendo-nos a tratá-los da melhor maneira possível e fazer por eles tudo aquilo que pudermos, assim como eles sempre fizeram por nós.

Os pais são presentes de Deus, e devemos reconhecer o seu valor, fazendo sempre o possível para incluí-los em nossas vidas. Aproveite muito cada segundo ao seu lado porque, quando eles partirem, sua vida se transformará poderosamente, e muitas vezes você desejará que as coisas sejam novamente como antes. Se você já passou por essa grande dor, hoje com certeza é uma pessoa mais forte e que sabe o valor de cada momento com as pessoas importantes da sua vida.


Qual das mulheres é a esposa do homem? Descubra em 5 segundos!

Artigo Anterior

Estes 4 signos jamais descem do salto. Lidam com os mal-educados com educação e classe!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.