publicidade

Não confunda conhecimento com sabedoria – sábia parábola!

Conhecimento e sabedoria são dois conceitos muitos diferentes. No entanto, muitas vezes tendemos a associá-los com os mesmos significados.

Entender a diferença entre essas duas palavras pode fazer uma grande diferença na maneira como você enxerga a vida, nos seus relacionamentos e, consequentemente, naquilo que você atrai para si mesmo.



Abaixo trazemos uma parábola muito interessante, que explica os dois conceitos de forma simples e de fácil entendimento.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as diferenças entre conhecimento e sabedoria, essa é uma leitura muito recomendada. Confira abaixo.

“Um certo dia, dois discípulos procuraram seu mestre para que ele lhes explicasse a diferença entre conhecimento e sabedoria.

O mestre disse-lhes: ‘Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos 20 grãos de feijão, 10 em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos’.


Obedecendo ao mestre, assim que o dia amanheceu, os dois jovens discípulos começaram a subir o monte. Quando chegaram na metade do caminho, um deles padecia de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro, no entanto, fazia o trajeto sem dificuldades.

Quando chegaram ao topo da montanha, um deles estava claramente sentindo muita dor, enquanto o outro estava tranquilo e sorridente.

Percebendo isso, o jovem que sofreu durante o trajeto perguntou ao seu companheiro: ‘Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?’


O outro discípulo, então, o respondeu: ‘Meu caro colega, ontem à noite, eu cozinhei os 20 grãos de feijão.’

Moral da história: não confunda conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro a constrói. Saibamos cozinhar nossos feijões.”

Essa história carrega um conhecimento muito poderoso e nos ensina a analisar aquilo que nos é solicitado, não apenas com conhecimento, mas com sabedoria.

Conhecimento é ter a noção de algo, como por exemplo: matemática, leis, corpo humano, línguas, enfim, estudar sobre alguma coisa específica e realmente entender como ela funciona.

Sabedoria é saber o que fazer com qualquer tipo de conhecimento, como utilizá-lo da forma correta, a favor de si mesmo e das outras pessoas. Quando temos sabedoria, vivemos com muito mais segurança e paz, pois sabemos que todos os desafios da vida podem ser superados com tranquilidade.

A vida frequentemente lança em nossos caminhos muitas situações complicadas, que não podem ser resolvidas apenas com conhecimento, é necessário ter sabedoria para triunfar e crescer. Portanto, trabalhe mais para desenvolver a sua sabedoria e equilibrá-la com o conhecimento, assim a vida ficará mais leve.

Se gostou da história, compartilhe com seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Laurin Rinder / 123 RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.