ColunistasComportamento

Não dê poder a ninguém!

não dê poder a ninguém

Sabemos que uma das formas para se comunicar é através da fala e que ela é uma poderosa ferramenta para interação pessoal. Há pessoas que têm o poder da fala para convencer outras pessoas.



Existem três tipos de comunicação verbal: positiva, negativa e nula. A comunicação positiva é quando alguém lhe diz, por exemplo, que você é capaz de fazer algo, que é inteligente o bastante, que é bonito(a), que é honesto(a), sincero(a), verdadeiro(a) e assim por diante. Já a comunicação negativa é quando alguma pessoa lhe diz que você é desastrado(a), desajeitado(a), que não é inteligente, que é incapaz, que não conseguirá o que quer na vida, etc.

A comunicação verbal nula acontece quando alguém não opina ou não diz nada de bom ou ruim, apenas olha para você e fica em silêncio.  Aceitar uma sugestão positiva é mais do que ser sábio, mas nunca aceite uma sugestão negativa, pois isso trará consequências ruins.

Aceitar a comunicação negativa de alguém é umas das piores coisas que o ser humano pode fazer. O poder da sugestão por palavras pode ser benéfico ou maléfico, dependendo da forma como você o aceita.


Não tenho uma previsão ou uma pesquisa exata, mas, pelo menos para mim, a cada 10 pessoas com quem converso, uma ou duas dizem algo positivo e as demais só dizem algo para me deixar mais triste, deprimido e desanimado.

Não acredita? Faça o teste e converse com pelo menos 10 pessoas e diga a elas quais são suas metas ou que está pensando em fazer. Elas terão uma resposta de conforto e ajuda ou frases “massacrantes”.

É tão bom receber elogios ou sugestões positivas, não é mesmo? Se você vai ao centro de sua cidade e, no meio do caminho, algum(a) amigo(a) ou conhecido(a) para e diz: – Você está com uma boa aparência, está bem vestido, está elegante, charmoso(a), confiante, feliz e é capaz de conquistar tudo o que pretende na vida. Certamente você ficará mais confiante e com bom alto astral, até seu dia se torna mais animado(a). Mas se alguém se aproxima e diz que você parece triste, amargurado(a), chateado(a), deprimido(a), com pânico, assustado(a) ou infeliz, você acaba se sentido como se estivesse assim e seu dia se torna péssimo.

Sabe por que isso acontece? É o poder da sugestão pelas palavras que você aceita de alguém, sem questionar se são válidas ou não.


Quando você aceita uma comunicação negativa de alguém e acredita como sendo “verdadeira”, não é a pessoa que tem o “poder” para lhe fazer o mal, é você que se deixa influenciar pelas palavras ruins delas que ficam ecoando em sua mente e que se tornam realidade na sua própria vida. Na maioria das vezes as pessoas aceitam mais as sugestões negativas do que as positivas.

Acredito que a minoria não está nem aí ou não se importa com que as outras pessoas falam de mal, elas não aceitam sugestões negativas dos outros, simplesmente “viram” as costas e fazem o que querem. Essas pessoas conseguem o que querem na vida, não importando com a dificuldade, barreiras ou com o que os outros vão pensar ou dizer contra.

Eu aconselho a nunca aceitar frases negativas de quem quer que seja. Ignore-as e sempre mantenha o máximo de contato com as pessoas que sugerem otimismo.

Parabéns por ler até o final deste artigo, isso demonstra sua fascinante inteligência. Sua vida deve ser nada mais nada menos que espetacular!  



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: dreamsnavigator / 123RF Imagens

 


O poder das anotações no controle das emoções

Artigo Anterior

Um coração que sempre entende também se cansa

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.