Não é pela idade que alguém se torna adulto, mas pelo autoconhecimento

Há alguns dias que estou assistindo às palestras enriquecedoras do Borja Vilaseca (para quem entende fácil espanhol, assista porque são imperdíveis, uma melhor do que a outra).

Em uma delas, ele disse uma frase daquelas que cai um monte de fichas, sabe? Inspirada nela, divido com vocês o amontoado de sentimentos que “dei download”:

Ser adulto não é a idade que define, mas, sim, o seu autoconhecimento. Há adolescentes que seguem colocando a culpa de toda sua frustração nos pais ou na sociedade, e esses podem ter 15, 30, 40, 60 ou mais de 70 anos. Criam dependências, mesmo os que optam pelo oposto do que seus pais apreciam, porque, inconscientemente, buscam uma forma de afrontá-los e assim, seguem dependentes – seja da aprovação, seja da rejeição.

Ser adulto é tirar o título de pai e mãe dos seus pais e enxergá-los à sua frente como dois seres-humanos que são. Assim como você, com suas virtudes e falhas.

Somos iguais! Honrá-los por terem feito o melhor que podiam é o melhor que você pode fazer a si mesmo. Se eles não sabiam se amar, como poderiam lhe dar todo o amor que você precisava? Caso seus pais o tenham abandonado, tenham falecido ou qualquer história que seja, a mensagem segue a mesma: “Eles fizeram o melhor que podiam”. Se há alguma ferida em você, cuide-se. Leve você amor e carinho a suas dores e pare de responsabilizá-los. Isso o fortalece! Ao compreendê-los, você levará amor e luz para o seu interior e poderá também levar ao seu exterior.

Guiado por sua verdade, sentirá verdadeira compaixão por seus pais, que são suas próprias raízes, sua origem.

Ser adulto é se tornar totalmente responsável por si mesmo e por sua felicidade. Aprender a ouvir seu coração para se realizar em qualquer âmbito.

Ser o amor que você precisa, fazer o dinheiro que você precisa, ser a melhor amiga que você precisa. Isso é ser adulto e responsável por si.

Olhar para dentro é a única forma de acabar com seu próprio sofrimento. Vitimização. Dor existencial.

Cuide de você. Seja a laranja inteira. Porque se a casa de dentro está em ordem, tudo fora dela também estará.


Direitos autorais da imagem de capa licenciado para o site O Segredo: leszekglasner / 123RF Imagens



Deixe seu comentário