Não é porque o palhaço ri com você que ele é seu amigo!

3min. de leitura

Ah, como é bom termos amigos! E quanto mais, melhor, não é mesmo? Nem sempre.

Temos amigos e “amigos”. Alguns são apenas conhecidos, colegas de trabalho, colegas de curso. Amigos mesmo, são poucos.



Amigo de verdade não é aquele que diz sim e o apoia em tudo. Amigo verdadeiro é aquele que apesar de não apoiá-lo em tudo e lhe dizer não algumas vezes, mesmo assim, torce por você e quer sua felicidade.

Você sabe que a pessoa gosta de você de verdade, quando, mesmo passando por uma situação difícil, ela  consegue sorrir e torcer por você. Ela deixa a dor dela de lado e vem ajudá-lo a cuidar da sua. Vibra por suas conquistas, estimula-o a não desistir e tem olhos cheios de sorrisos. Não o deixa na mão quando você precisa de um abraço, de uma palavra amiga, de acolhimento.

Amigo é coisa rara, portanto, não abuse! Ninguém gosta de estar perto de alguém que só sabe lamuriar, só fala de si mesmo, não sabe escutar.

Lembre-se de que seu amigo também necessita de apoio, de carinho, de olho no olho. Amizade é reciprocidade acima de tudo. Quanto de amor eu desejo, devo doar na mesma medida. A atenção que eu dispenso, volta-me redobrada.


Amigos estão ali para o que der e vier, nas horas tristes, nas horas vazias, no sofrimento e na alegria. Amigo é aquele que nos faz sentir único no meio da multidão, que nos segura firme pela mão e vai na frente, ensinando-nos o caminho, quando pode.

Amigo é chão, é pasto, mas é porteira também. Amigo de verdade fala quando você precisa pisar no freio para não sair desembestado por aí. Amigo real não o deixa cair no buraco, mas o ensina a driblar as pedras. Amigo também é alegria, também nos faz sorrir, gargalhar até o estômago doer.

Mas preste bem atenção: não é porque o palhaço ri com você que ele é seu amigo. Nem tudo é tristeza, mas também nem tudo é alegria. Amigo tem de estar ali em todos os momentos. Para comemorar com a gente ou nos emprestar o lenço.

Amigo só das alegrias, não é amigo, é distração. Portanto, valorize as pessoas boas que você tem ao seu lado, aquelas que torcem por você e estarão com você no picadeiro do circo, pagando mico, mas também vão segurá-lo para que você não caia ladeira abaixo.


Amigo é coisa de Deus. 

______________

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: yarruta / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.