4min. de leitura

Não espalhe suas conquistas e felicidade ao vento. O que ninguém sabe, ninguém cobiça!

Quantas vezes sonhamos e planejamos algo que tanto queremos, mas que parece ser impossível guardar para nós mesmos!


E ficamos com muito desejo de contar isso para algumas pessoas, pois acreditamos que essas pessoas vão nos  incentivar a procurar caminhos para tais realizações, ou que a pessoa ficará feliz por saber que temos planos para alcançar nossos sonhos.

É muito difícil guardar algo para nós mesmos, mas, em todos os casos, ou na maioria deles, contar seus sonhos, metas e planejamentos para alguém acaba por ser inoportuno, pois a pessoa pode não corresponder a sua expectativa com incentivo, ajuda e palavras de motivação.

Eu mesmo já tive essa experiência ruim e desagradável em contar uma meta juntamente com um planejamento a alguém e esse alguém, geralmente, dizia-me que era algo difícil e complicado de se realizar, o que me desanimava. Mas com a maturidade chegando, eu aprendi a me acalmar e pensar bem, se vale a pena ou não, antes de contar a alguém. Observo  a pessoa e a partir daí falo ou não falo o que quero realizar.

Infelizmente, nesse mundo não são todas as pessoas em quem podemos confiar, apoiar e que querem o nosso bem.  Então, o jeito é fazer uma seletiva delas, e isso não é pecado, pois a própria bíblia cita: “Ande com o seu semelhante, ou seja, em outras palavras faça, ande e diga para aquelas pessoas que são o seu “reflexo” de bondade e motivação. Deus quer nosso bem e sempre quer nos ver com pessoas de bom coração..


Tome muito cuidado o que vai dizer e para quem vai dizer, pois é melhor ficar em silêncio do que falar algo que é importante para você a alguém que nada tem a somar. 

O título desse artigo é bem radical, mas dependendo do seu convívio social, pode ser a única solução. Mas é claro que toda regra tem sua exceção e que, em certas situações, você pode, sim, dizer sobre seus planos a uma pessoa que você tenha certeza de que queira seu bem e que possa ajudar, incentivá-lo com boas palavras e “alavancá-lo” para o sucesso.

Mas pare e pense, se você vive em um ambiente cercado de pessoas pessimistas e desiludidas da vida, para que você vai dizer seus planejamentos, se sabe que a outra parte vai jogá-lo para “baixo” com palavras pesadas de desânimo? Então, nem ouse dizer sobre suas metas! Sabedoria, muitas vezes, é apenas observar e ficar em silêncio, assim você evita muito transtornos e problemas.

Não é à toa que Deus nos deu a vida juntamente com a inteligência para analisar as situações e não sair falando tudo o que quer e o que pensa para qualquer pessoa.


Dependendo da sua interação social, o melhor a fazer é só dizer seus sonhos, metas e planejamentos em suas orações para o nosso amado Deus.

________________

Direitos autorais da imagem de capa: nastia / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.