ColunistasComportamento

“não existe dificuldade para quem tem boa vontade!”

“Não existe dificuldade para quem tem boa vontade”

Posso ajudar? – Uma atitude de boa vontade e bom humor



“Não existe dificuldade para quem tem boa vontade”  (Natalia Felix)

Muitas vezes nas lojas de departamento observei que muitas pessoas tinham duas palavras escritas em seus uniformes, “posso ajudar”. Confesso que sempre me passou despercebido, ou apenas superficialmente a ideia me foi transmitida.

Outro dia fui à padaria, e quase fui embora sem o pão, tamanho era a má vontade e o mau humor da atendente. Depois da padaria comecei a refletir sobre as camisetas e os dizeres das lojas de departamento.


Uma atitude muda tudo!

Não quero fazer apologia ao atendimento das lojas de departamento, nem criticar o atendimento recebido na padaria, quero apenas tentar uma reflexão que possa nos orientar no vasto tema chamado atendimento ao cliente. Agora parece que caiu a ficha, agora entendi que o mais importante na relação com o cliente nem sempre é o preço, ou o conhecimento técnico do colaborador. Muitas vezes não é o produto que decide, mas a boa vontade.

Depois de muita peregrinação, de muitas consultas aos manuais e muitas visitas à biblioteca, posso afirmar com certeza que grande parte dos problemas podem ser resolvidos com duas atitudes: bom humor e boa vontade.

Não estou pedindo muito, peço apenas boa vontade, se não sabe, procure saber, pergunte quem sabe.


Muitas vezes gastamos milhões em treinamentos técnicos específicos, em treinamentos de marca e marketing e nos esquecemos do mais simples, “posso ajudar”.

Parecem duas atitudes bobas, mas pode acreditar, muitas vezes estamos dispostos a pagar mais, pela boa vontade e pelo bom humor. Boa vontade e bom humor são faces de um bom atendimento, e componente essencial para cativar e fidelizar o cliente.

Lembre-se da frase na camiseta nas lojas de departamento: “posso ajudar”. Parece simples, mas a expressão; “posso ajudar”, muda tudo. “Posso ajudar” pode ser traduzida em, posso até não saber, mas tenho boa vontade e estou disposto para fazer.

Boa vontade, humor, paciência, empatia são atitudes que custam pouco para quem dá, e valem muito para quem recebe.


Jamais tire esta pergunta da sua vida, “posso ajudar”. Pergunte para o outro, pergunte pra você mesmo, pergunte para o mundo. Tenha boa vontade, com pitadas de bom humor e o seu dia será diferente. Mude de atitude, pois uma atitude muda tudo pra você, e para os que estão ao seu redor. Tenha sempre um sorriso no rosto e esta frase na cabeça “posso ajudar”. Andem na luz.

_______

Direitos autorais da imagem: leaf / 123RF Imagens


Você está realmente ouvindo ou só está esperando a sua vez de falar?

Artigo Anterior

5 passos para realizar seus sonhos:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.