ColunistasSuperação

Não existem atalhos. Quanto mais difícil o caminho, mais forte você se tornará

Não existem atalhos

Se quiser se destacar, esforce-se em dobro! A única coisa que poderá impedi-lo é você mesmo.



“Não importa mesmo que eu perca essa luta. Tampouco me importa se Creed abrir minha cabeça. Porque tudo o que eu quero é aguentar os 15 rounds. Ninguém conseguiu ir até lá com Creed. Se eu puder aguentar até o fim, o gongo tocar e eu ainda estiver de pé, saberei pela primeira vez na minha vida que não sou mais um boxeadorzinho do bairro.” – Rocky, O Lutador

Há quem diga que para se destacar em algo na vida é necessário talento ou um dom divino. Muito pelo contrário. Sem esforço não tem como ser bem-sucedido. 

E digo mais. Para que você possa se destacar entre os bem-sucedidos precisa se esforçar em dobro. Ou seja, fazer o que eles fazem e um pouco mais.


Ou você acha que Leonardo Da Vinci, Thomas Edson, Albert Einstein, Steve Jobs, Michael Jackson, Michael Jordan, Oprah Winfrey, J.K. Rowling, Beyonce, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Ayrton Senna, Silvio Santos, entre outros, chegaram onde chegaram só porque tinham talento?

Para se destacar em qualquer área, eu descobri que o esforço é indispensável. Você deve se aplicar com muita intensidade ao seu objetivo. A única coisa que poderá impedi-lo é você mesmo.

Não existem atalhos. Quanto mais difícil o caminho, mais forte você se tornará.

Por incrível que pareça, a adversidade é uma fiel aliada da pessoa que se esforça. Você deve desenvolver a habilidade de aprender com ela.


“O talento é a rapidez com que as habilidades de uma pessoa aumentam quando ela se esforça”, disse Angela Duckworth, autora do magnífico livro ‘Garra – O Poder da Paixão e da Perseverança’.”

Ela também diz o seguinte: “Sem esforço, seu talento não passa de potencial não concretizado. Sem esforço, sua habilidade não passa do que você poderia ter feito, mas não fez. Com esforço o talento se transforma em habilidade e, ao mesmo tempo, o esforço torna-se a habilidade produtiva.”

Sua paixão deve transcender as limitações da sua área e ter uma ligação intensa com o seu propósito de vida. E esse “pequeno detalhe” fará a diferença em dias difíceis. Onde não tem propósito a procrastinação reina.

Portanto, se você não tem um propósito, trate de ter um agora!


A procrastinação causa uma sensação de prazer em curto prazo, não é verdade? Ou você vai me dizer que nunca se sentiu melhor em deixar algo que iria exigir um esforço extra para depois? Bingo! É justamente isso. Se eu fosse traduzir a palavra procrastinação, seria: “matadora de esforço”.

Todas as pessoas do planeta procrastinam alguma coisa, porém, se você tem um propósito que faz o seu coração bater mais forte, você terá motivação para continuar avançando.

Além da procrastinação, existe uma crença enraizada na cabeça de algumas pessoas que o esforço é para pessoas desprovidas de talento ou que têm dificuldades para aprender. Contudo, isso é um grande equívoco.

A professora de psicologia da universidade de Stanford, Dra. Carol S. Dweck, em sua obra “Mindset – Atitude Mental Para o Sucesso”, explica que indivíduos que possuem uma mentalidade de crescimento acreditam que qualquer pessoa, inclusive os gênios, tem que se esforçar para obter resultados. Não importa qual seja a capacidade, o esforço é a ignição das aptidões e o que permite transformá-las em competências.


Portanto, você deve acreditar que o esforço é um pilar indispensável para se ter êxito. Não importa o seu nível de genialidade, você deve se esforçar em dobro, se quiser se destacar.



Muitas pessoas ficarão irritadas quando você começar a fazer o que te deixa mais feliz

Artigo Anterior

Parece que tudo está paralisado em sua vida, não é?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.